Document details

História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos

Author(s): Castro, Rosane Michelli de [UNESP] ; Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP] ; Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP]

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11449/115245

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educação; História da Educação; historia das disciplinas escolares; história oral


Description

Made available in DSpace on 2015-02-24T13:57:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014Bitstream added on 2015-02-24T14:07:21Z : No. of bitstreams: 1 ISSN19809026-2014-08-24-2931-2934.pdf: 25995 bytes, checksum: af9fa81b84db6c4efffa87659dd180da (MD5)

Este artigo resultou de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) , o qual se desenvolve junto a um programa de pesquisa com o mesmo título e objetivos gerais, a saber: identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigações inseridas no campo de investigação conhecido como história das disciplinas escolares, cujo quadro teórico-metodológico é constituído, sobretudo, segundo as formulações de Ivor Goodson e André Chervel. Para esses pesquisadores, a constituição dos saberes escolares específicos de cada disciplina, do currículo, é resultado de um complexo processo envolvendo conflitos, mediações diferentes por diversos sujeitos e instituições, diante dos papéis que, em cada época e sociedade, são atribuídos à escola. Nesse sentido, estudar a história das disciplinas, considerando o saber professoral que as embalou em cada instituição de formação de professores no Brasil, significa dar margem a aspectos de um conjunto heterogêneo de vozes e saberes que contribui para a compreensão do campo de conhecimento sobre a história da formação de professores no Brasil. Daí nossas opções metodológicas pautadas na história oral. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca das contribuições da história oral para a pesquisa em história das disciplinas escolares.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, Brasil

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, Brasil

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents