Detalhes do Documento

Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária

Autor(es): Souza, Rosa Fátima de [UNESP]

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11449/127478

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Leitura de imagens; História da Escola Primária; Fotografias escolares; Fontes iconográficas; Image reading; Fundamental School History; School photographs; Iconography sources


Descrição

Made available in DSpace on 2015-08-26T19:22:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2001-12-01. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-31T13:04:10Z : No. of bitstreams: 1 S0104-40602001000200007.pdf: 1086765 bytes, checksum: 16103b43f0669925b41602d8d56250eb (MD5)

Este estudo compreende a leitura de fotografias, especificamente, fotografias escolares referentes ao ensino primário na cidade de Campinas, no período de 1897 a 1950. Com base em um acervo constituído de 55 imagens, analisa quatro categorias de fotografias: arquitetura escolar, classes de alunos, corpo docente e atividades escolares; assinalando o discurso sobre a escola, os contextos humanos e as relações sociais reveladas pelas imagens. O texto destaca, também, a relevância da documentação iconográfica para o estudo da História da Educação, em especial, o estudo das instituições educativas.

This research consists in photograph reading, more specifically, school photographs related to primary teaching in the city of Campinas, between 1897 and 1950. It is based on a heritage constituted of 55 images that analyzes four categories of photographs: school architecture, student classes, teaching body and school activities, these categories illustrate the discourse about school, human contexts and social relations revealed by those images. The text also focuses the iconography documentation relevance for History of Education research, specially, about educational institutions.

Unesp Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Ciências da Educação

Unesp Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Ciências da Educação

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados