Document details

VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

Author(s): Pinho, Sheila Zambello de [UNESP] ; Stucchi, Elizabete Berwerth [UNESP] ; Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] ; Saglietti, José Roberto Corrêa [UNESP] ; Tanuri, Leonor Maria [UNESP] ; Pagotto, Maria Dalva Silva [UNESP]Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] ; Dias-da-Silva, Maria Helena Galvão Frem [UNESP] ; Carvalho, José Sérgio Fonseca de ; Tanuri, Leonor Maria [UNESP] ; Gonçalves, Petronilha Beatriz ; Severino, Antônio Joaquim ; Cunha, Luiz Antônio C. R. ; Palma Filho, João Cardoso [UNESP] ; Spósito, Marília Pontes ; Mizukami, Maria da Graça Nicoletti ; Marin, Alda Junqueira [UNESP] ; Giovanni, Luciana Maria ; Reali, Aline M. de M. Rodrigues ; Gatti, Bernardete Angelinna ; Almeida, Maria Isabel de ; Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] ; Rosa, Maria Inês Petrucci ; Fernandes, Domingos ; Campos, Maria Malta ; Penin, Sonia Teresinha de Sousa ; Ghedin, Evandro ; Tomazi, Nelson Dacio ; Gallo, Silvio Donizete de Oliveira ; Miguel, José Carlos [UNESP] ; Mello, Roseli Rodrigues de ; Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP] ; Britto, Luiz Percival Leme ; Oliveira, Cleiton de ; Lima, Antonio Bosco ; Martinez, Paulo Henrique [UNESP] ; Lima, Edilson Moreira de [UNESP] ; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] ; Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP] ; Almeida, Milton José de ; Vianna, Cláudia Pereira ; Morais, Maria Arisnete Câmara de ; Zanchetta Júnior, Juvenal [UNESP] ; Silva, Ezequiel Theodoro da ; Kuhlmann Júnior, Moysés ; Bujes, Maria Isabel Edelweiss ; Arena, Dagoberto Buim [UNESP] ; Soares, Henrique Silvestre ; Cunha, Maria Isabel da ; Fernandes, Cleoni Maria Barboza ; Masetto, Marcos Tarcísio ; Fusari, José Cerchi ; Compiani, Maurício ; Bianchetti, Lucídio ; Vicentini, Paula Perin ; Souza, Rosa Fátima de [UNESP] ; Arroyo, Miguel Gonzalez ; Duarte, Newton [UNESP] ; Silva Junior, João dos Reis ; Almeida, José Luis Vieira de [UNESP] ; Souza, Elizeu Clementino de ; Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP] ; André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de ; Garrido, Elsa ; Brzezinski, Iria ; Angotti, Maristela [UNESP] ; Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] ; Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP] ; Abdalla, Maria de Fátima Barbosa ; Miller, Stela [UNESP] ; Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP] ; Oliveira, Fátima Inês Wolf de [UNESP] ; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] ; Poker, Rosimar Bortolini [UNESP] ; Denari, Fátima Elisabeth ; Carvalho, Celso ; Inforsato, Edson do Carmo ; Monfredin, Ivanise ; Freitas, Emília Lima de ; Rothen, José Carlos ; Silva, Joyce Mary A. Paula e [UNESP] ; Pechula, Marcia Reami [UNESP] ; Albuquerque, Helena M. P. ; Martins, Maria Anita V. ; Monteiro, Rosana B. ; Placco, Vera M. N. ; Abramovicz, Anete

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11449/140112

Origin: Oasisbr

Subject(s): Pedagogia; Professores - Formação profissional


Description

Made available in DSpace on 2016-06-28T17:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007. Added 1 bitstream(s) on 2016-06-28T17:41:10Z : No. of bitstreams: 1 ISBN9788561134013.pdf: 1311960 bytes, checksum: d4824a64a9555899b9f6f119742db93a (MD5)

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

O tema proposto para discussão durante o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores – Modos de ser Educador: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas envolve a busca de integração entre as diferentes dimensões que compõem a formação do profissional da educação. O trabalho e o sentido da intervenção social desse profissional se constituem em objeto em torno do qual as análises e interpretações vão recolher os fundamentos de debate sobre cultura como totalidade, incluindo: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas. A dinâmica que caracteriza a formação de educadores requer a interpretaçãodesses fundamentos para o constante redimensionamento e definição dos objetivos visando aperfeiçoar o papel do profissional educador na sociedade. Por meio de discussões entrediferentes setores ligados à educação é que podem ser avaliados, preservados ou transformados os móveis que norteiam a formação do educador dentro de contextos culturais/sociais específicos, nos diversos campos, artes, técnicas, ciências e políticas. A disponibilidade de um espaço como o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores para que estudiosos do tema - Educação - se congreguem e debatam a produção de conhecimento sob diversos ângulos, insere e qualifica esse evento como um processo de contribuição para o aprofundamento de estudos na área educacional. Os Congressos Estaduais Paulistas sobre a Formação de Educadores (CEPFE) vêm acontecendo desde 1990 e têm dedicado ênfase especial à formação de profissionais da educação, nos níveis de ensino fundamental, médio e universitário. Tal conformação do Congresso procura extrapolar questões próprias do padrão formal, para a abordagem de formação do profissional da educação embasada na crítica constante, capaz de dinamizar processos e resultados. Essa pretensão ressalta a importância do envolvimento de diferentes áreas do saber numa discussão sobre significados da produção de conhecimento. Daí poderão provir os resultados esperados a partir das atividades programadas para o VIII Congresso dentre os quais está esse caderno de resumos que ora apresentamos.

Document Type Book
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo