Autor(es):
Garbin, Cléa Adas Saliba [UNESP] ; Arcieri, Renato Moreira [UNESP] ; Moimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP] ; Saliba, Nemre Adas [UNESP] ; Garbin, Artenio Jose Isper [UNESP] ; Gonçalves, Patricia Elaine [UNESP] ; Chehoud, Keila Aziz [UNESP] ; Santos, Cleide dos Anjos [UNESP] ; Takano, Rodrigo Yuji [UNESP] ; Carvalho, Maria de Loudes [UNESP]
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11449/143695
Origem: Oasisbr
Descrição
Made available in DSpace on 2016-09-01T13:58:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005. Added 1 bitstream(s) on 2016-09-01T14:03:00Z : No. of bitstreams: 1 2005-231-garbin.pdf: 48480 bytes, checksum: 5dd57fcb59b165f2944204101df9f741 (MD5)
A educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter saúde, porém de um modo geral, a mesma ainda é muito negligenciada. Portanto é importante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é preciso motivar a criança para que ela se conscientize de sua participação no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras. presente programa tem por objetivos, estreitar a relação entre faculdade estadual e a Secretaria da Educação, desenvolver o lado cognitivo, afetivo e psicomotor da criança e, promover saúde bucal, além de possibilitar aos alunos da graduação integrar-se ao serviço público municipal e conhecer as condições de saúde bucal dessa parcela da população, através de atividades educativo-preventivo-curativas, estabelecendo a promoção, manutenção e motivação da Saúde Bucal em crianças matriculadas em escolas municipais de educação infantil. ste programa Promoção de Saúde Bucal nas escolas municipais de educação infantil de Araçatuba é desenvolvido com a participação de docentes, pós-graduandos, graduandos, educadores, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e aproximadamente 3000 pré-escolares pertencentes a 15 EMEIs, onde a educação e a motivação foram realizadas através da orientação direta associada aos recursos audiovisuais e à escovação supervisionada. Este programa que está sendo desenvolvido desde 1998, vem possibilitando aos graduandos desenvolverem habilidades para lidar com pacientes infantis, uma vez que mantém contato direto com as crianças e essas visitas freqüentes nas EMEIs é de grande importância para concretizar o aprendizado, pois estas crianças estão em fase de aprendizado, isto é, em idade propícia para incorporar as práticas de prevenção e hábitos de higiene bucal e corporal nas atividades diárias.
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOA)
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOA)