Autor(es): Santos, Genivaldo Silva ; Santos, Jacqueline Dantas Barbosa ; Alves, Julimar Lima ; Conceição, Rosane da Anunciação
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Escolas - Organização e administração; Gestão democrática na escola
Autor(es): Santos, Genivaldo Silva ; Santos, Jacqueline Dantas Barbosa ; Alves, Julimar Lima ; Conceição, Rosane da Anunciação
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Escolas - Organização e administração; Gestão democrática na escola
SANTOS, Genivaldo Silva et al. Gestão democrática na escola pública: o caso da Escola Municipal Arlete Magalhães. 2015. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015.
O presente trabalho tem como temática a Gestão Democrática na Escola Pública a partir da realização de uma análise da Escola Municipal Arlete Magalhães, da cidade de São Francisco do Conde, no Estado da Bahia. O objetivo geral é compreender como o processo democrático poderia nortear a gestão dessa escola, verificando a participação de todos os segmentos na construção e no direcionamento das ações educativas tendo como perspectiva que a tarefa da escola é formar cidadãos críticos e autônomos, capazes de mudar a própria realidade. Segundo Gadotti (2002), é a escola a principal ferramenta para alcançar a democratização e como consequência, melhores resultados do processo educativo. Ela é, sem dúvida, a principal porta para a mudança. Para Romão (1992, apud GADOTTI, 2002), o trabalho democrático na escola pode levar ao sucesso de todos os sujeitos envolvidos na ação de educar e deve acontecer porque a coletividade pode apontar soluções para os problemas encontrados ao longo do processo de ensinar e aprender. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo e coleta de dados para se chegar a um conhecimento prático, a partir do qual se propõe encaminhar e buscar dados consistentes e concretos sobre como se dá o processo de gestão nessa unidade escolar. Tendo como referências essas pesquisas, procurou-se apontar alternativas para a resolução dos problemas encontrados. Dessa forma, este estudo também pode ser um ponto de referência para o trabalho desenvolvido em outras escolas.