Detalhes do Documento

SINAN: instrumento de avaliação da sífilis gestacional no Brasil

Autor(es): Santana, Ana Lívia dos Santos ; Silva, Grazielle Roberta Freitas da

Data: 2020

Origem: Oasisbr

Assunto(s): SINAN (Sistema de recuperação da informação); Sífilis congênita, hereditária e infantil - Brasil; Sífilis gestacional - Brasil - Avaliação


Descrição

SANTANA, Ana Lívia dos Santos; SILVA, Grazielle Roberta Freitas da. SINAN: instrumento de avaliação da sífilis gestacional no Brasil. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.

A sífilis na gestante é um agravo de notificação compulsória para fins de vigilância epidemiológica desde 2005 e ao longo dos anos vem aumentando os casos, trazendo danos para o feto e/ou criança. O objetivo geral do estudo foi analisar a importância do Sinan frente a sífilis gestacional e por consequência a sífilis congênita. E os específicos foram verificar a utilização do Sinan para analise e classificação das gestantes alvo para a sífilis e identificar o uso e preenchimento da ficha individual de notificação por profissionais de saúde. No processo metodológico foi adotada a revisão integrativa, com abordagem qualitativa por meio da BVS e suas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF publicados no período de 2009 a junho de 2019. Os resultados da pesquisa permitiram identificar a deficiência quanto ao preenchimento da ficha de notificação, levando a um número significativo de dados faltantes, e a existência de subnotificações em várias regiões brasileiras, permitindo também inferir que o conhecimento dos (as) enfermeiros (a) não foi satisfatório em relação ao desconhecimento sobre a notificação compulsória para sífilis em gestante e congênita. O estudo permitiu ainda identificar características mais comuns nas gestantes com sífilis, como predomínio da cor parda, escolaridade inferior a 8 anos, idade de 20 a 29 anos, início da atividade sexual precoce e estado civil solteiro. Conclui-se que, a sífilis apresenta elevada incidência e sua subnotifcação nos sistemas de informações oculta a magnitude real da doença, impossibilitando que medidas venham ser tomadas referente aos números exatos do agravo.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.