Detalhes do Documento

O papel da(s) lideranças(s) académica(s) no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social: Um estudo de caso numa instituição de ensino superior


Descrição

O presente artigo é parte de uma investigação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, cujo tema é a promoção da Responsabilidade Social (RS) no Ensino Superior (ES) impulsionada pelas lideranças académicas através das suas práticas e estratégias pedagógicas. Pretende analisar o papel das lideranças académicas no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social numa instituição privada de ensino superior. É um trabalho qualitativo que através do estudo de caso procura, também, conhecer as metodologias pedagógicas que fomentam competências em RS nos alunos em prol de uma sociedade mais preparada e solidária. Focamos este estudo no contributo das lideranças académicas por serem essenciais na promoção de práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem alinhadas com a RS das Instituições de Ensino Superior (IES). Os participantes são docentes que simultaneamente desempenham cargos de liderança intermédia numa IES do Norte de Portugal. Elegemos a entrevista semiestruturada como a técnica de recolha de dados mais adequada à problemática em estudo e a análise de conteúdo como método de tratamento de dados. As lideranças entrevistadas referem o desenvolvimento de ações e projetos concretos de formação integral que promovem nos alunos uma cidadania ativa, onde o debate e a reflexão contribui para o processo de aprendizagem e melhoria contínua. Conclui-se da importância da promoção de competências de RS dos alunos através de projetos interdisciplinares (e.g., PBL, ApS) nos diversos cursos de ES, contribuindo para a sua valorização e melhoria contínua, beneficiando os alunos, os docentes e as comunidades que usufruem do serviço.

Tipo de Documento Comunicação em conferência
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados