Document details

Capacitação em Responsabilidade Social no Ensino Superior: Uma competência transversal essencial


Description

Este estudo de caso analisa metodologias pedagógicas que fomentam a competência em responsabilidade social (RS) e sustentabilidade nos estudantes do ensino superior (ES), dado que esta competência contribui para o desenvolvimento de cidadãos socialmente comprometidos. Tendo as Instituições de Ensino Superior (IES) a missão de formar, integralmente os estudantes, a capacitação em RS e sustentabilidade terá impacto na construção de cidadãos solidários em prol de uma sociedade mais justa e mais coesa. Este trabalho assenta em estudos sobre metodologias pedagógicas ativas (e.g., Projectbased Learning (PBL) e Aprendizagem e Serviço (ApS)) que têm como foco a promoção de competências, nomeadamente, em RS e sustentabilidade. Os dados recolhidos, nas entrevistas a três docentes do ES, foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Verifica-se que as práticas pedagógicas que capacitam em RS e sustentabilidade contribuem para a construção de cidadãos socialmente responsáveis, desenvolve seres reflexivos e participativos em que a dimensão humanista norteia as suas ações. Conclui-se da relevância do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, no ES, com metodologias PBL e ApS em complementaridade, em contextos sociais reais. Entendese essencial capacitar em RS e sustentabilidade e q u e o t e m a se constitua como área de formação transversal a todos os cursos do ES.

Document Type Conference paper
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents