Author(s):
Pereira, Adelaide ; Fernandes, Sandra ; Albuquerque, Ana Sílvia
Date: 2024
Persistent ID: Pereira, A., Fernandes, S., & Albuquerque, A. S. (2024). Capacitação em Responsabilidade Social no Ensino Superior: Uma competência transversal essencial. In E. Esteves, D. Estêvão, J. Monteiro, & M. Correia (Coords.), Livro de Atas do 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Faro, Portugal, 6-7 julho 2023, (pp. 158-165). Universidade do Algarve. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5701
Origin: Repositório da Universidade Portucalense
Subject(s): Competências transversais; Responsabilidade social e Sustentabilidade; Metodologias PBL e ApS no ES; Ciências Sociais - Ciências da Educação
Description
Este estudo de caso analisa metodologias pedagógicas que fomentam a competência em responsabilidade social (RS) e sustentabilidade nos estudantes do ensino superior (ES), dado que esta competência contribui para o desenvolvimento de cidadãos socialmente comprometidos. Tendo as Instituições de Ensino Superior (IES) a missão de formar, integralmente os estudantes, a capacitação em RS e sustentabilidade terá impacto na construção de cidadãos solidários em prol de uma sociedade mais justa e mais coesa. Este trabalho assenta em estudos sobre metodologias pedagógicas ativas (e.g., Projectbased Learning (PBL) e Aprendizagem e Serviço (ApS)) que têm como foco a promoção de competências, nomeadamente, em RS e sustentabilidade. Os dados recolhidos, nas entrevistas a três docentes do ES, foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Verifica-se que as práticas pedagógicas que capacitam em RS e sustentabilidade contribuem para a construção de cidadãos socialmente responsáveis, desenvolve seres reflexivos e participativos em que a dimensão humanista norteia as suas ações. Conclui-se da relevância do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, no ES, com metodologias PBL e ApS em complementaridade, em contextos sociais reais. Entendese essencial capacitar em RS e sustentabilidade e q u e o t e m a se constitua como área de formação transversal a todos os cursos do ES.