Autor(es): Salgado, Bruna Rafaela Branco
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/10348/12820
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Educação Física; Prática de Ensino Supervisionada; Supervisão Pedagógica; Professor
Autor(es): Salgado, Bruna Rafaela Branco
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/10348/12820
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Educação Física; Prática de Ensino Supervisionada; Supervisão Pedagógica; Professor
O presente documento foi realizado com o intuito de expor o trabalho elaborado ao longo do ano letivo 2022/2023, no âmbito da unidade curricular de Estágio no 2º Ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro. Esta etapa assume um papel de elevada importância na formação académica, concedendo habilitação profissional para a docência, sendo aqui que se consolida as aprendizagens desenvolvidas nos últimos anos, exercendo as funções pedagógicas. O documento encontra-se organizado em 8 capítulos abordando as diferentes dimensões envolvidas na prática pedagógica, desde a dimensão pessoal, o enquadramento institucional, a prática pedagógica, as atividades meio-escola, entre outros. Este relatório pretende reunir, analisar e descrever todo o processo ensino-aprendizagem e será também possível verificar todo o processo ao longo deste ano, assim como todo o envolvimento, como Professora Estagiária no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla um estudo sobre o nível de coordenação motora de alunos do 7ºano. Participaram neste estudo 23 alunos, tendo recorrido á bateria de testes KTK para recolha de dados, a mesma foi realizada através das tarefas de pontuação do KTK. As conclusões do estudo indicaram que a turma apresenta valores normais de CM, existindo sete casos com pontuações mais levados (alta e boa), mas verificamos que existem dois casos de perturbação da mesma e também com dificuldades na EF.