Autor(es):
Mota, Miguel Ângelo Sousa Dias Ferreira da
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/4792
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Turismo; Caça; Alentejo (Portugal); Motivação; Turísmo cinegético; Imagem do destino turístico
Descrição
O presente estudo visa perceber quais as motivações que levam um indivíduo a ter como atividade de lazer a caça e qual a imagem de destino percebida pelos caçadores, relativamente às Zonas de Caça Turísticas da região cinegética do Alentejo. Para alguns dos intervenientes estão associadas ao ato cinegético diversas motivações, nomeadamente, sociais, de competência e evasão, as quais são influenciadas por fatores pessoais, como a idade e fatores de iniciação à atividade cinegética. A imagem global de um destino é influenciada pela existência de experiências prévias com o mesmo. Os resultados de um inquérito a 901 caçadores mostram que o mesmo se verifica com o destino coutadas alentejanas, já que a respetiva perceção é mais favorável, seja na dimensão afetiva, seja na dimensão cognitiva da imagem. Sugere-se, assim, que, para caçadores regulares, a comunicação de marketing das zonas de caça, reforce a imagem com mensagens associadas ao relaxe e ao entusiasmo. Compreender as motivações para caçar é muito importante no turismo cinegético porque pode ajudar os gestores de zonas de caça a projetar experiências que se aproximem o mais possível das necessidades dos clientes, visando uma maior satisfação e fidelização. Nesta investigação, verifica-se que as motivações sociais e de competência diminuem com a idade dos caçadores, pelo que estas duas dimensões motivacionais podem ser fundamentais para atrair caçadores mais jovens, não descurando a motivação de evasão que está patente nos caçadores que iniciaram esta atividade por iniciativa própria.