Author(s): Moreira, Adriano Manuel Alves
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/6879
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Futebol; Moreirense futebol clube; Equipa de infantis
Author(s): Moreira, Adriano Manuel Alves
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/6879
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Futebol; Moreirense futebol clube; Equipa de infantis
O futebol é o desporto mais popular do mundo, sendo visualizado e praticado por um número indeterminado de pessoas. Como tal, devemos perceber que existem várias formas de ver e treinar o jogo. Porém, quando se trata em formar bons jogadores, o futebol é e deve ser visto como um fenómeno bastante complexo que exige um entendimento e uma reflexão do fenómeno em causa como sendo um sistema aberto de interações de vários fatores, sendo para isso necessário existir um conhecimento multidisciplinar e atualizado de quem lidera o processo ensino-aprendizagem. O nosso trabalho foi realizado no Moreirense FC no escalão de Infantis. A equipa por nós conduzida era do primeiro ano (infantis C) e disputou o campeonato distrital de futebol 7 da Associação de Futebol de Braga. Um dos grandes objetivos estabelecidos para a época 2011/2012 foi criar hábitos competitivos na equipa, sendo que a equipa nunca tinha competido a nível federado tratando-se, por isso, de uma experiencia única com vista em promover e desenvolver nos jogadores uma cultura tática preparando-os, deste modo, para a próxima época competitiva. Os jogadores e, consequentemente a equipa, os mesmos tiveram uma evolução substancial no final da época face aos objetivos traçados. Por outro lado, Este trabalho permitiu a nossa primeira experiência como treinadores de futebol, tratando-se de uma experiencia bastante enriquecedora, apesar de nem sempre ter sido fácil superar as dificuldades encontradas durante o nosso percurso e, que ajudaram em muito no nosso crescimento pessoal e profissional. A natureza deste trabalho alia o conhecimento teórico ao conhecimento prático com o objetivo de contribuir para a reflexão do treino do futebol principalmente no que respeita ao processo de formação de jovens jogadores. Assim, neste relatório procuramos demonstrar a nossa forma de olharmos para o jogo e para o treino, aplicando os conhecimentos adquiridos na licenciatura e ao longo de vários anos a estudar esta modalidade, pondo em prática a nossa conceção de jogo e de treino. A criação do modelo de jogo como sendo o guião de todo o processo ensino-aprendizagem; a construção dos exercícios de treino, onde a dimensão tática foi a reguladora de todos os outros fatores (físico, técnico, psico-sociais) e a consideração por alguns princípios que para nós assumiram grande importância em todo o processo; e a reflexão sobre o mesmo, foram os principais fatores que contribuíram para o sucesso deste trabalho.
Football is the most popular sport in the world, being viewed and practiced by an undetermined number of people. As such, we must realize that there are many ways to see and coach the game. However, when it comes to train good players, football is and should be seen as a very complex phenomenon that requires an understanding and a reflection of the phenomenon in question as an open system of interactions of various factors, and for this there is a need multidisciplinary knowledge and updated on who leads the teaching-learning process. Our work was performed at the level of Moreirense FC Kids. The team was led by us the first year (infant C), and competed in the district championship football 7 of the Football Association of Braga. One of the major goals set for the 2011/2012 season was to create habits competitive in the team, and the team had never competed at federated contexts and therefore a unique experience with a view to promoting and developing players in a culture tactic preparing them thus for the next competitive season. Players and consequently the team, they had a substantial evolution in a season against the objectives. Moreover, this work provides our first experience as soccer coaches, in the case of a very enriching experience, although not always have been easy to overcome the difficulties encountered during our journey, and that helped a lot in our personal growth and professional. The nature of this work combines the theoretical knowledge to practical knowledge in order to contribute to the reflection of the training football especially with regard to the process of training young players. Thus, this report seeks to demonstrate the way we look at the game and training, applying the knowledge acquired in undergraduate and over several years studying this mode, putting into practice our game design and training. The creation of the game model as the script of the entire teaching-learning process, the construction of the training exercises, where the tactical dimension was the regulator of all other factors (physical, technical, psychological and social) and consideration by some principles that were important to us in the whole process, and reflection on it, were the main factors that contributed to the success of this work.