Author(s):
Balsa, Carlos Alberto Guedes
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/8693
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Comunicação organizacional; Recursos intangíveis; Direção de comunicação; Direção de comunicação; Dircom; Comunicação Estratégica; Imagem corporativa
Description
Nos dias de hoje as organizações procuram, cada vez mais, mostrar uma imagem positiva para os cidadãos; esse facto faz com que a comunicação organizacional seja cada vez mais uma ferramenta de grande valor na nova dinâmica mercadológica inaugurada pelo advento das novas tecnologias e pela expansão da atividade do setor terciário. Pode-se por isso inferir que o maior desafio para a área da Comunicação no presente contexto será o de afixar um valor adicional à imagem global da organização. Neste particular aspeto, deve-se contemplar as implicações sociais, tecnológicas e mercadológicas aportadas para a Comunicação no decorrer do estabelecimento de uma sociedade da informação, tal como nos é referido por Alsina (2001: 23-37). No seu estudo, depreendemos como o modelo social e cultural emergente trouxe novas necessidades que motivaram a readaptação dos paradigmas comunicacionais. O relacionamento sociológico e psicológico do indivíduo e a dinâmica ambiental do contexto da organização, por exemplo, começam a inaugurar novas vias exploratórias de investigação. A comunicação reverte-se, eminentemente, no meio gestor de relacionamentos e associações. Sob este de fundo explanam-se, cada vez mais, os conceitos de Direção de Comunicação ou a figura do Dircom cujo objeto da atividade por excelência de materializa na Comunicação Estratégica. O presente trabalho procura enquadrar a importância da Comunicação Estratégica no contexto organizacional, partindo da revisão da literatura até ao momento publicada e ilustrar a importância deste conceito através da descrição das tarefas desenvolvidas pelo aluno durante o seu estágio curricular.