Author(s):
Nadalim, Carlos Francisco de Paula ; Alçada, Isabel ; Goucha, Tomás ; Martins, Marta ; Alves, Diana ; Pollo, Tatiana ; Lopes, João A. ; Costa, Ana ; Aguiar, Cecília ; Mata, Lourdes ; Cadime, Irene ; Silva, Ana Cristina ; Treiman, Rebecca ; Gomes, Inês ; Vale, Ana Paula ; Fernandes, Sandra ; Sousa, Otília de ; Pereira, Teresa Costa ; Martins, Margarida Alves ; Alves, Rui A. ; Silva, Mariana ; Joshi, Malatesha ; Carreker, Suzanne ; Moats, Louisa C. ; Soares, Ana Paula ; Lousada, Marisa ; Ramalho, Margarida ; Araújo, Susana ; Moura, Octávio
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/10831
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Alfabetização; Ciência; Língua portuguesa; ABC; Formação de professores
Description
O presente manual faz parte do projeto ABC – Alfabetização Baseada na Ciência, fruto de um Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Essa importante parceria tem o objetivo de contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação brasileiros que atuam na área de alfabetização, somando-se aos vários esforços que têm sido envidados pelo Ministério da Educação (MEC) para elevar a qualidade dos processos de alfabetização no Brasil e, consequentemente, os seus resultados. A formação de professores tem sido um dos pilares da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo MEC por meio do Decreto 9.765/19, a qual destaca entre seus princípios a fundamentação de programas e ações em evidências provenientes das ciências cognitivas, bem como a adoção de referenciais de políticas públicas exitosas, nacionais e estrangeiras, baseadas em evidências científicas.