Document details

Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal

Author(s): Inês, Helena ; Seabra, Filipa ; Pacheco, José A.

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/11693

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Diversidades; Formação docente; Gestão curricular e pedagógica; Inclusão; Planos curriculares; Diversities; Teacher training; Curricular and pedagogical management; Inclusion; Curriculum plans


Description

O artigo foca a formação docente de 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, no âmbito da gestão curricular e pedagógica de diversidades, particularmente de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades. A nível nacional, foram analisados todos os planos de estudos dedicados à formação inicial e contínua de professores de 2º CEB. Os objetivos- i) caracterizar os planos de estudos de formação inicial e ii) conhecer a oferta de formação contínua, no âmbito da gestão de diversidades e, em específico, de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades- apelaram a uma metodologia de natureza qualitativa, sendo os dados, sujeitos a análise de conteúdo, recolhidos por pesquisa documental em planos de estudos de formação inicial e em planos de formação contínua. Os resultados destacam uma importância e preocupação crescentes com a gestão de diversidades, visível na inserção de conteúdos curriculares nos planos de formação inicial e contínua. No entanto, esse reconhecimento ainda não foi totalmente generalizado, pelo que consideramos que continuamos em tempos de consolidação.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents