Author(s): Fadda, Sebastiana ; Vasconcelos, Ana Isabel
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/13242
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Bernardo Santareno; Críticas de teatro
Author(s): Fadda, Sebastiana ; Vasconcelos, Ana Isabel
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/13242
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Bernardo Santareno; Críticas de teatro
Ao longo dos anos, desde a estreia em palco da dramaturgia de Bernardo Santareno até aos dias de hoje, tem havido reacções díspares por parte da crítica perante edições e realizações cénicas que ora mereciam aplausos e louvores, ora suscitavam perplexidades e discordâncias, embora valorizando ou reconhecendo a sua originalidade, pautada pela confluência de estéticas a que o autor dava um cunho muito pessoal. Apesar de fortemente censurada durante o Estado Novo, as suas peças subiram a palcos tão diversos como os do Monumental, do Teatro Nacional D. Maria ou do Teatro Experimental do Porto, representadas por companhias com perfis distintos e encenadas por nomes de referência do teatro português. Os excertos aqui reunidos representam uma amostra do interesse de críticos e estudiosos que, durante mais de meio século, acompanharam a obra de Bernardo Santareno, analisando e reflectindo sobre os textos e sua realização em palco.