Detalhes do Documento

Promovendo a formação contínua de professores de Escolas Comunitárias de Luanda: uma experiência de elearning

Autor(es): Vieira, Teresa ; Amante, Lúcia

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/16764

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): ELearning; Formação de professores; Literacia digital; Escolas Comunitárias de Luanda; Teacher training; Digital literacy; Luanda Community Schools


Descrição

Partindo do diagnóstico de necessidades de formação contínua dos professores das Escolas Comunitárias de Luanda, a presente investigação visou desenvolver e proporcionar um curso na modalidade eLearning, bem como estudar o impacto e as potencialidades desta formação específica no contexto em causa. Estes professores desenvolvem a sua atividade docente em escolas carenciadas de bairros situados na periferia da capital de Angola. No enquadramento do estudo abordamos as alterações provocadas pela sociedade em rede no paradigma educacional, designadamente a emergência da formação na modalidade eLearning e realizamos ainda a contextualização da intervenção, dando conta da Associação dos Professores Comunitários e do seu papel no âmbito do sistema educativo de Angola. No plano metodológico, foram seguidas as etapas de conceção e desenvolvimento de projetos educacionais. Adotámos instrumentos de natureza qualitativa designadamente a entrevista, na fase de diagnóstico, associada a um questionário. Na fase de avaliação além de observação participante durante a implementação do projeto, concebemos também um questionário que aplicámos ao conjunto dos formandos no final da formação. Apresentamos a implementação do curso e damos conta dos resultados da sua avaliação, assinalando algumas condicionantes que influenciaram o seu nível de sucesso. Discutimos a possível contribuição da pedagogia do eLearning, em consonância com objetivo principal do presente projeto, identificando constrangimentos bem como pontos fortes. Concluímos que o curso delineado despertou o interesse e a motivação do público-alvo, contribuiu para o aperfeiçoamento de práticas, bem como alcançou o reconhecimento dos participantes, evidenciando, contudo, certas limitações. Assim, com base na análise realizada damos conta de reajustamentos no modelo de curso com vista a uma maior eficácia em contextos como o que estudámos, designadamente apontando para uma opção híbrida, que conjugue momentos presenciais e períodos de trabalho on-line.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Aberto
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.