Document details

A avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens: a metodologia PBL no ensino superior

Author(s): Fernandes, Sandra ; Abelha, Marta ; Pereira, Adelaide ; Anunciação, Carolina

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/16917

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Avaliação da/para/como aprendizagem; Metodologia PBL; Ensino superior


Description

Este artigo apresenta uma experiência com a abordagem pedagógica Project-based Learning (PBL) e tem como objetivo analisar o modo como as diversas modalidades e instrumentos de avaliação no âmbito do PBL estão ao serviço da melhoria das aprendizagens. O objeto de análise são duas unidades curriculares, numa turma do 2º ano da licenciatura em Educação Social. Este estudo de caso tem a análise documental e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Com base no quadro conceptual de Flores (2019) sobre as modalidades da avaliação (avaliação das aprendizagens, avaliação para as aprendizagens e avaliação como aprendizagem), foram analisados os conteúdos das Fichas das duas Unidades Curriculares (FUC’S) numa perspetiva de interdisciplinaridade; os dados da entrevista a uma das docentes responsáveis e as reflexões dos estudantes. Nas FUC´s expressa-se a avaliação das aprendizagens; a entrevista à docente evidencia o feedback, das docentes e dos pares, nos vários momentos de avaliação, correspondendo a uma avaliação para as aprendizagens contribuindo, significativamente, para a aquisição de competências; nas reflexões dos estudantes identifica-se a avaliação como aprendizagem nas descrições sobre o desenvolvimento significativo, no seu processo de aprendizagem. Conclui-se positivamente quanto à metodologia PBL e modalidades de avaliação utilizadas, ao melhorarem, notoriamente, as aprendizagens dos estudantes.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents