Autor(es):
Teixeira, Manuel ; Ramos, Altina
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/20441
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Ensino superior; Angola; infraestrutura digital; Integração das TIC no ensino e aprendizagem; UTAUT; Higher education; Digital infrastructure; ICT integration in teaching and learning
Descrição
A infraestrutura tecnológica desempenha um papel fundamental na mediação do processo de ensino e aprendizagem. A mediação simbólica diz respeito à relação entre o sujeito e o mundo, estabelecida por meio de signos e instrumentos. O principal objetivo deste estudo foi analisar se as condições da infraestrutura tecnológica de uma IES angolana, em articulação com os recursos tecnológicos de professores e estudantes, favorecem o uso efetivo das TIC em ambientes de aprendizagem enriquecidos pelas tecnologias. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com a aplicação de dois questionários a 83 docentes e 521 estudantes, sendo os dados tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados revelam que apesar dos avanços na disponibilização de infraestrutura, dispositivos digitais, softwares e Internet, persistem discrepâncias significativas entre os recursos tecnológicos efetivamente acessíveis a professores, estudantes e à própria instituição, em comparação com o que a teoria aponta como necessário para a integração das TIC no currículo. Essas limitações comprometem o uso efetivo, sustentável e equitativo das TIC em ambientes de aprendizagem. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada das perceções de docentes e discentes de uma IES angolana relativamente às condições de infraestrutura tecnológica e às suas próprias condições tecnológicas, podendo os resultados, face ao contexto, apresentar potencial de generalizações para as demais IES em Angola.