Autor(es):
Cláudio, Ana Paula ; Carmo, Maria Beatriz ; Pinto, Vítor ; Teixeira, Renato ; Galvão, Diana ; Cavaco, Afonso ; Pereira, Mara Guerreiro
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/3869
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Realidade virtual; Humanos virtuais; Competências sociais na área da saúde; Ambientes virtuais de treino; Virtual reality; Virtual human; Social skills in the health area; Virtual environments for training
Descrição
Este artigo descreve um protótipo de Realidade Virtual destinado ao treino de competências técnicas e de comunicação dos estudantes de Ciências Farmacêuticas. Numa situação simulada, um humano virtual desempenha o papel de um paciente/doente que requer o apoio de um profissional numa farmácia, comunicando com este através de mensagens de texto. O estudante comunica com este personagem virtual escolhendo opções na interface da aplicação. Esta interface contém para cada situação: i) um conjunto de questões a colocar ao paciente, destinadas a esclarecer a sua situação de saúde, ou em alternativa, ii) um conjunto de respostas ou recomendações para os problemas dos pacientes, em última análise o medicamento e a posologia recomendados. Estes conjuntos contêm opções corretas e incorretas, tendo o estudante o propósito de alcançar o melhor desempenho possível, escolhendo sempre as corretas. A simulação decorre num cenário pré-gravado de uma farmácia real, no qual o paciente virtual está inserido. Este personagem virtual é capaz de exibir expressões faciais e tem movimentos naturais do corpo obtidos recorrendo à técnica de captura de movimentos.