Autor(es):
Marcos, Adérito ; Carvalho, Elizabeth ; Martinho, Carlos ; Cláudio, Ana Paula ; Carmo, Maria Beatriz ; Rocio, Vitor
Data: 2019
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/8238
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Tutoria online; Avatar; Tutoria virtual; Elearning; Interface antropomórfica; Online tutoring; Virtual tutoring; Anthropomorphic interface
Descrição
Este artigo apresenta reflexões seminais acerca da utilização de tutores virtuais no sistema de e-learning da Universidade Aberta. O tutor virtual é uma analogia do tutor humano, adota uma interface antropomórfica com características emocionais, comumente denominado de avatar, que integra inteligência artificial e pode constituir uma abordagem interessante, tanto para o professor como para os estudantes, se se perspetivar o futuro dos ambientes típicos de ensino e educação a distância online e em rede e a crescente massificação da individualização do acompanhamento do estudante. Embora atraente de muitas formas, especialmente quando se leva em linha de conta a redução da carga da interação e do apoio que um professor (humano) deve fornecer nesses ambientes, várias questões se colocam visando a plena e efetiva integração de avatares como artefactos de mediação da tutoria virtual. Este artigo fornece um conjunto de perspetivas iniciais sobre este desafio, introduzindo o estado da arte no campo, enquanto apresenta alguns desenvolvimentos recentes e em experimentação na Universidade Aberta pela instanciação de dois avatares – a Maria e o João.