Author(s):
Ferreira, Sandra Reis ; Correia, A. Gomes ; Roque, António José ; Cavalheiro, António
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11499
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Agregados Siderúrgicos Inertes para a Construção; Caracterização geomecânica; Obras geotécnicas
Description
Comunicação publicada na monografia - CORREIA, António Gomes [et. al.], eds. - "Geotecnia e Desenvolvimento Sustentável : actas do 12º Congresso Nacional de Geotecnia". Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4214-5.
Actualmente, existe uma forte pressão para a utilização de materiais alternativos em construções de infraestruturas de transporte e obras geotécnicas, uma vez que, a possibilidade de uma eventual reutilização privilegia as questões ambientais, traduzindo-se na redução de depósitos e na minimização de exploração de materiais naturais. Neste trabalho apresenta-se a caracterização geomecânica dos Agregados Siderúrgicos Inertes para a Construção (ASICs) e comparam-se os resultados obtidos com os previstos em especificações nacionais para as camadas estruturais dos pavimentos. Da análise dos resultados, verifica-se que os ASICs apresentam melhores propriedades mecânicas do que os materiais naturais. Além disso, os ensaios empíricos, unicamente válidos para os materiais e para as condições em que foram desenvolvidos, quando aplicados aos ASICs devem ser analisados com algumas reservas.
Nowadays, there is strong pressure to use alternative materials in construction of transport infrastructures and geotechnical works. The possibility of re-use of these materials benefits environmental issues, resulting in reduction of deposits and exploitation of natural materials. This paper presents the geomechanical characterization of Inert Steel Aggregates for Construction (ISACs) and compared the results with those in the national specifications for the structural layers of transport infrastructures. The results show that ASICs exhibit better mechanical properties than natural materials. Furthermore, empirical tests, only validated to the materials and conditions for which where developed, when applied to ASICs must be used with some reserves.
Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho (DEC-UM)
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