Author(s): Rocha, Martinha E. R. R.
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17566
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): 711.4; 712
Author(s): Rocha, Martinha E. R. R.
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17566
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): 711.4; 712
Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Cidades Sustentáveis)
A qualidade de vida em meio urbano é cada vez mais um factor competitivo para as cidades. Além do acesso a bens e serviços, o acesso a espaços verdes e a existência de um ambiente urbano sustentável são factores determinantes para a qualidade de vida. A presente dissertação foca o estudo dos espaços verdes como motor de sustentabilidade urbana, procurando identificar bases para a criação de corredores de conectividade entre os espaços verdes de uma cidade, permitindo assim a interacção homem/natureza. Após uma contextualização teórica, é estudada a criação de uma rede de corredores verdes urbanos para a cidade de Braga. A rede proposta permite, por um lado, atenuar os impactos ambientais negativos sentidos na cidade de Braga, por outro, mobilizar a população para práticas de desporto e mobilidade sustentáveis e promover a sua utilização nas deslocações diárias. O estudo apresentado permite concluir que a integração de corredores verdes é possível e pode ser uma primeira etapa para melhorar a qualidade do ambiente urbano. Também, esses corredores podem permitir um incremento dos modos suaves de deslocação em meio urbano.
The quality of life in urban settings is increasingly a competitive factor to the cities. In addition to access to goods and services, access to green spaces and the existence of a sustainable urban environment are crucial to the quality of life. This dissertation focuses on the study of green spaces as an engine of urban sustainability, seeking to identify the basis for the creation of corridors of connectivity between green spaces in a city, thus allowing interaction man / nature. After a theoretical context we intend to study the creation of a network of urban green corridors that will allow on one hand, mitigate the negative environmental impacts felt in the city of Braga, on the other to mobilize the population to sustainable mobility and sport practices and promote their use in daily commuting. The present study shows that the integration of green corridors is possible and can be a first step towards improving the quality of urban environment. Also, these corridors may allow an increase in the soft modes of travel in urban areas.