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A avaliação externa de escolas no ensino especializado da música : um estudo de caso

Autor(es): Marques, Helena Maria da Costa Queirós

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28922

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Projeto/bolsa: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/116674/PT ;

Assunto(s): Ensino especializado da música; Avaliação externa; Impacto e efeito; Specialized music teaching; External evaluation; Impact and effect; 371.26; 78:372.878; 372.878:78


Descrição

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)

O currículo no ensino especializado de música em Portugal, depara-se com uma referencialidade bastante ambígua. De um lado existe uma racionalidade situada entre os mundos da educação e os mundos das artes e da cultura, nos quais a afirmação das suas particularidades se enquadra numa perspetiva situada entre a individualização do trabalho formativo, artístico e pedagógico e a sua integração em coletivos de dimensões variáveis. Do outro, uma racionalidade, por parte do Estado, centrada na hegemonia de um determinado modelo curricular, assente no “modelo escolar” protagonizado na afirmação de um sistema educativo e de um currículo “unificado e coerente” (Vasconcelos, 2002; Fernandes, 2007.) O ensino especializado da música tem tido pouco destaque na literatura académica, havendo falta de estudos científicos nesta área (Domingues, 2007). Com esta investigação pretendemos estudar o impacto e os efeitos da avaliação externa (Pacheco, et al, 2014) no ensino especializado da música. Através de uma abordagem de investigação de natureza qualitativa (Bogdan & Bikle, 1999), constituída por entrevistas a diretores dos conservatórios (n=6) e da análise documental dos relatórios da avaliação externa, elaborados no primeiro ciclo (2006-2011) da avaliação externa, pretendemos contribuir para a problematização do ensino especializado da música, colaborando com os Conservatórios no seu desenvolvimento e reflexão. As tendências emergentes neste estudo revelam que no ensino especializado da música, a avaliação externa tem um efeito direto na reorganização interna das escolas, exigindo a todos os atores os mesmos procedimentos com vista a uma uniformização e impondo a necessidade dos Conservatórios efetuarem a autoavaliação e autorreflexão. Neste contexto, o estudo permite compreender a complexidade do ensino especializado da música, “sustentado pela argumentação da indiferença de poder político em relação à música e pela assunção dos conservatórios como “escolas muito específicas” (Vasconcelos, 2002, p.28) face ao aparecimento e impacto da avaliação externa no ensino especializado da música e nas suas organizações. Esta dissertação faz parte do projeto de investigação sobre Avaliação Externa de Escolas financiado através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010.

The curriculum in specialized teaching music in Portugal, faces a rather ambiguous situation. On the one hand there is a rationality situated between the world of education and the world of art and culture, in which the assertion of its singularity fits a perspective situated between the individualization of formative work , artistic and pedagogical and their integration into collective dimensions of variables. On the other hand, a state rationality, centered on the hegemony of a particular curriculum model , based on the " model school " starring the affirmation of an education system and curriculum "unified and coherent " (Vasconcelos, 2002; Fernandes , 2007). The specialized teaching music has had little attention in academic literature so there is a lack of scientific studies in this area (Domingues, 2007) . With this research we intend to study the impact and effects of external evaluation (Pacheco et al, 2014) specialized in teaching music . Through an approach of qualitative research (Bodgan & Biklen, 1999), consisting of interviews with the directors of Conservatories (n=6) and documental analysis of the external evaluation reports, prepared in the first cycle (2006-2011) of external evaluation, working with the Conservatories in its development and reflection. The emerging trends in this study reveal that on specialized teaching music, the external evaluation has a direct effect on the internal reorganization of schools, demanding to all actors the same procedures with the objective of a standardizing and imposing to the Conservatories the need of doing self-assessment and self-reflection. In this context, the study provides insight into the complexity of the specialized teaching music, "supported by the reasoning of the indifference of political power in relation to music and the assumption of conservatories as "very specific schools" (Vasconcelos, 2002, p.28) in view of the appearance and impact of external evaluation in specialized music teaching and in their organizations. This dissertation is a part of a investigation project about school external evaluation and is financed by FEDER Founds through the Factors of Competitiveness Operational Programme – COMPETE and by National Founds through FCT – Foundation for Science and Technology- PTDC/CPE-CED/116674/2010.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pacheco, José Augusto
Contribuidor(es) Universidade do Minho
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