Author(s):
Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28929
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Project/scholarship:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/116674/PT
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Subject(s): Avaliação externa de escolas; Educação pré-escolar; School s‘ external evaluation; Preschool education; 371; 372.3; 373.2
Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
Esta dissertação de mestrado em Desenvolvimento Curricular situa-se no âmbito da avaliação externa de escolas e integra-se no projeto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) PTDC/CPE-CED/116674/2010 sobre o impacto e efeitos da avaliação externa de escolas do ensino não superior. A avaliação externa de escolas emerge de políticas supranacionais e internacionais de regulação do conhecimento e das suas formas de avaliação, no intuito de responder às necessidades sociais, que se vêm impondo desde as últimas décadas do século XX, de formação de mais alunos com novas qualificações que os preparem para competirem num mundo cada vez mais globalizado. Simultaneamente, as políticas económicas que defendem a autonomia das escolas como meio de redução de custos, desenvolvem práticas de accountability traduzidas na implementação de uma cultura de avaliação, ancorada em conceitos de melhoria, qualidade, eficácia/eficiência.A educação pré-escolar em Portugal, por força de fatores históricos, evoluiu de modo diferente, quer se trate da rede pública ou da rede privada, isto é, enquanto a primeira sublinha aspetos pedagógicos e de socialização e integra agrupamentos verticais de escolas, a rede privada tende a identificar-se com as necessidades sociais da família, complementando-a. O projeto inclui um estudo empírico, de natureza qualitativa, baseado em análise documental e inquérito por entrevistas a diretores (n=4) e educadoras (n=8). Os modelos de avaliação institucional de ambas as realidades, apesar de inspirados no mesmo modelo da European Foundation for Quality Management (EFQM), são diferentes na sua estrutura, nos objetivos que preconizam e na periodicidade com que são aplicados. Como consequência o seu impacto e os seus efeitos diferem não só a nível institucional como a nível pedagógico e docente.
This master thesis in Curriculum Development is situated within the framework of schools‘ external evaluation and is integrated in the project of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) PTDC/CPE-CED/116674/2010) on the impact and effects of schools‘ external evaluation of not higher education. The external evaluation of schools emerged from supranational and international policies of knowledge regulation and its forms of evaluation, which have been enforcing since the last decades of the 20th century, in order to respond to social needs that brought more students to schools needing new skills to compete in an increasingly globalised world. Simultaneously, the economic policies that defend the autonomy of schools as a means to reduce costs, developed accountability practices translated into the implementation of a culture of evaluation, anchored in concepts, quality improvement, and effectiveness/efficiency. The preschool education in Portugal, by force of historical factors, has evolved differently, whether from public or private network, that is, while the first emphasises pedagogical aspects of socialization and integrates vertical groupings of schools, the private network tends to identify itself with the social needs of the family, supplementing it. The project include an empirical study of qualitative nature based on the documental analysis and interviews with the directors (n=4) and the teachers (n=8). The institutional evaluation models of both realities though inspired by the same model of the European Foundation for Quality Management (EFQM), are different in its structure, objectives and frequency with which they are applied. As a result its impact and its effects differ not only at institutional level but also at educational level and teaching.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010.
FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE