Author(s):
Flores, Cristina ; Melo-Pfeifer, Sílvia
Date: 2014
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/30450
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Project/scholarship:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/EXPL%2FMHC-LIN%2F0763%2F2013/PT;
Subject(s): Língua de herança; Perspetiva pluridisciplinar; Humanidades::Línguas e Literaturas
Description
Este estudo parte da constatação de que a Línguística e a Didática de Línguas se debruçam, com os seus instrumentos heuristicos e conceptuais próprios, sobre o conceito de Língua de Herança, explicando, de forma diferenciada (mas complementar) aspetos alusivos à aquisição, uso e manutenção daquela língua em contextos migratórios. Partindo de um conjunto único de entrevistas a alunos de Português Língua de Herança em contexto extra-curricular alemão, evidenciamos os pontos de contacto e as linhas de fuga de ambas as perspetivas diciplinares, nas suas abordagens ao desenvolvimento de competências linguísticas em contexto migratório.
Este trabalho foi possível devido ao financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto de I&D «Português como Língua de Herança e mudança linguística» (referência EXPL/MHC-LIN/0763/2013). As autoras agradecem ainda à Professora Doutora Maria Helena de Araújo e Sá, do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (Portugal), pela releitura e pelos comentários que permitiram enriquecer este texto. Agradecimentos são também devidos à professora Fátima Silva e aos seus alunos, pela colaboração e pelo acesso que nos deram às suas linguagens e subjetividades.