Document details

O conceito "Língua de Herança" na perspetiva da Linguística e da Didática de Línguas: considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha

Author(s): Flores, Cristina ; Melo-Pfeifer, Sílvia

Date: 2014

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/30450

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/EXPL%2FMHC-LIN%2F0763%2F2013/PT;

Subject(s): Língua de herança; Perspetiva pluridisciplinar; Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

Este estudo parte da constatação de que a Línguística e a Didática de Línguas se debruçam, com os seus instrumentos heuristicos e conceptuais próprios, sobre o conceito de Língua de Herança, explicando, de forma diferenciada (mas complementar) aspetos alusivos à aquisição, uso e manutenção daquela língua em contextos migratórios. Partindo de um conjunto único de entrevistas a alunos de Português Língua de Herança em contexto extra-curricular alemão, evidenciamos os pontos de contacto e as linhas de fuga de ambas as perspetivas diciplinares, nas suas abordagens ao desenvolvimento de competências linguísticas em contexto migratório.

Este trabalho foi possível devido ao financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto de I&D «Português como Língua de Herança e mudança linguística» (referência EXPL/MHC-LIN/0763/2013). As autoras agradecem ainda à Professora Doutora Maria Helena de Araújo e Sá, do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (Portugal), pela releitura e pelos comentários que permitiram enriquecer este texto. Agradecimentos são também devidos à professora Fátima Silva e aos seus alunos, pela colaboração e pelo acesso que nos deram às suas linguagens e subjetividades.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents