Document details

O papel do professor na (re)construção do currículo do 1º ciclo do Ensino Secundário em Angola : das intenções às práticas

Author(s): Afonso, Augusto Ezequiel

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/34951

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 371.214(673); Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Tese de Doutoramento em Ciências da Educação Especialidade em Desenvolvimento Curricular

A presente investigação aborda o papel do professor enquanto elemento indispensável no desenvolvimento do currículo do 1º Ciclo do Ensino Secundário em Angola, problematiza a sua contextualização e procura compreender os pressupostos em que as práticas dos professores se baseiam. Na realização do estudo, que se sustenta num quadro conceptual através do qual se faz uma análise da Educação em Angola à luz da recente reforma educativa e se lançam olhares sobre o currículo e desenvolvimento curricular, a autonomia curricular, profissionalidade docente e as competências dos professores, procuram desconstruir-se questões relacionadas com as mudanças viabilizadas pelas atuais políticas educativas ao nível das práticas dos professores, a criação de espaços de intervenção e decisão curriculares, os materiais curriculares mais utilizados, a adequação dos conteúdos programáticos às reais necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e as principais dificuldades experimentadas pelos professores. Para compreender o papel dos professores na reconstrução do currículo foram considerados como eixos estruturantes o currículo, o desenvolvimento curricular, a autonomia curricular do professor, a profissionalidade e profissionalismo docente, aspetos abordados no âmbito da reforma educativa, à luz das políticas educativas e curriculares vigentes em Angola e das perceções e práticas dos professores. Os resultados indiciam uma clara ambiguidade nas perceções dos professores sobre o conceito e a concretização da autonomia, algumas fragilidades nas competências dos professores, em resultado da débil formação inicial que tiveram e do seu enfraquecido desenvolvimento profissional, o que faz com que a autonomia curricular seja uma mera retórica e que a participação dos professores na reconstrução do currículo se caraterize, na generalidade, por uma postura meramente tecnicista. Por outro lado, as condições infraestruturais e os equipamentos disponíveis, o rácio professor-alunos, a carência de manuais e outros materiais curriculares para as disciplinas de cariz mais prático, a fragilizada formação inicial e contínua dos professores, constituem os principais constrangimentos com que os professores se deparam. Além disso, os resultados obtidos permitem, ainda, sustentar que os professores, sem precisarem de deixar de cumprir as diretrizes emanadas pelas entidades educativas do país, devem assumir um papel mais reflexivo, mais crítico e mais proactivo em relação à sua ação, o que lhes permitirá (re)construir o currículo de forma contextualizada e contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem.

The present investigation deals with the participation of the teacher as an essential element to the development of the curriculum in the 1st cycle of secondary education in Angola, discusses its contextualization and seeks to understand the conditions in which teachers' practices are based. This study is grounded in a conceptual framework through which we make an analyze of the issue of education in Angola by the light of recent educational reform, and cast glances on curriculum and curriculum development, curricular autonomy, teacher professionalism and skills of teachers, we try to deconstruct issues related to the changes made possible by current educational policies of the country in terms of teacher practice, the creation of intervention and curricular decision spaces, the usual curriculum materials, the adequacy of the contents of the programs to the real needs of learning and development of the students and the main difficulties experienced by teachers. To understand the role of teachers in curriculum reconstruction were considered as structural axes: curricular autonomy of teacher, professionalism and teacher professionalism and curriculum and curricular development, issues addressed surrounding the recent Education Reform, by the light of current educational and curricular policies in Angola, in comparison with the perceptions and practices of teachers. Factors such as ambiguity in the perception of teachers on the concept and realization of autonomy, weaknesses in teachers' skills as a result of weakened initial training and professional development, makes curricular autonomy a mere rhetoric and makes participation of teachers in reconstruction of curriculum to be characterized, in general, by a mere technical posture. On the other hand, the infrastructural conditions and equipment, the teacher-student ratio, unavailability of manuals, weakened teacher training and other curricular materials for the more practical educational disciplines, are considered the main constraints that teachers are facing. Through this thesis we intend to sustain that while teachers meet the guidelines of the educational institutions of the country, they should take a more reflective, critical, creative and proactive role in relation to its action and reconstructing the curriculum, contextualizing it, in order to improve the quality of teaching-learning processes.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morgado, José Carlos
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents