Author(s):
Marques, Micaela
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/35752
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Project/scholarship:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/116674/PT
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Subject(s): 371; Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
Numa época em que a escola se encontra sob a presença permanente da avaliação, em que a qualidade, a eficiência e a eficácia do ensino e da aprendizagem são exigências, não só dos pais e encarregados de educação, mas também da sociedade em geral, que ultrapassa as fronteiras nacionais, através da orientação e supervisão, exercidas por organismos internacionais (OCDE, União Europeia, Unesco), o Estado português valoriza a avaliação externa de escolas e a avaliação externa das aprendizagens como formas de avaliar o sistema educativo nacional. Porém, o facto de um sistema educativo ser avaliado, não garante, por si só, a sua efetiva melhoria, pelo que se torna essencial “avaliar a avaliação”, isto é, aferir o impacto e os efeitos que vai produzindo nas escolas, nomeadamente a avaliação que se reveste de externalidade e que é determinada pelos decisores políticos e implementada pelos organismos governamentais para regular a educação. Com este estudo, pretendemos avaliar o impacto e efeitos da avaliação externa de escolas e da avaliação externa das aprendizagens, nas práticas curriculares e pedagógicas, bem como no desenvolvimento profissional dos professores de matemática do 2.º e do 3.º ciclos do ensino básico. Através de uma metodologia de natureza quantitativa, utilizando como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário, recolhemos as perspetivas, sobre as duas formas de avaliação externa anteriormente referidas, de 179 professores de matemática do 2.º e 3.º ciclos, a exercer funções em escolas públicas dos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo. Os resultados desta investigação evidenciaram, por um lado, um distanciamento dos professores inquiridos da avaliação externa de escolas e, por outro, uma clara adesão à avaliação externa das aprendizagens, concretizada através da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matemática. Na perspetiva dos professores inquiridos, os efeitos mais evidentes da avaliação externa de escolas são a valorização dos resultados académicos e dos rankings das escolas, aliás, únicos efeitos comuns às duas formas de avaliação externa em estudo. Verificou-se que a avaliação externa de escolas não está a produzir quaisquer efeitos ao nível das práticas curriculares e pedagógicas destes professores, nem no seu desenvolvimento profissional, efeitos estes que acontecem, de forma mais acentuada, ao nível da avaliação interna dos alunos, cada vez mais padronizada e centrada nos testes, e consequentemente, na abordagem do currículo, mas como consequências da avaliação externa das aprendizagens. Os resultados obtidos interpelam-nos acerca das razões pelas quais a avaliação externa de escolas, na perspetiva dos docentes inquiridos, não está a conseguir transpor as portas das salas de aula, e aí produzir efeitos que, efetivamente, se traduzam em melhoria, sendo ainda evidente a necessidade de repensar a articulação das duas formas de avaliação externa em estudo.
At a time when school is under the permanent presence of evaluation, where the quality, efficiency and effectiveness of teaching and learning are requirements, not only of parents and carers, but also of society in general, which transcends national boundaries, through the guidance and supervision exercised by international organizations (OECD, European Union, UNESCO), the Portuguese State values the external evaluation of schools and the external assessment of learning as ways to evaluate the national education system. However, the fact that an educational system is being assessed does not guarantee, by itself, its effective improvement, and it is, therefore, essential “to evaluate the evaluation", ie, to assess the impact and the effects it will produce in schools, particularly evaluation that is of externality and is determined by policy makers and implemented by governmental bodies to supervise education. With this study, we intend to evaluate the impact and effects of external evaluation of schools and external assessment of learning in curricular and pedagogical practices, as well as personal and professional development of mathematics teachers of the 2nd and 3rd cycles of basic education. Through a quantitative methodology, using the questionnaire survey, we collected the prospects on the two aforementioned forms of external evaluation of 179 mathematics teachers of the 2nd and 3rd cycles, that perform duties in public schools of the districts of Braga, Porto and Viana do Castelo. The results of this research showed, on the one hand, a detachment of the teachers surveyed for external assessment of schools and, secondly, a clear adherence to the external assessment of learning achieved through final exams in the discipline of mathematics. According to the perspective of teachers surveyed, the most obvious effects of the external evaluation of schools are related to the enhancement of academic results and school rankings. Incidentally, these are the only effects common to the two forms of external assessment. The results also showed that the external evaluation of schools is not producing any effects either at the level of curricular and pedagogical practices of these teachers or in their professional development. The most significant effects happen at the level of internal assessment of students that is increasingly standardized and focused on tests, which also affects the curriculum approach, but as consequences of external learning assessment. The results make us wonder about the reasons why, in the perspective of the teachers surveyed, the external evaluation of schools is failing to cross the border of the classroom, and produce effects which effectively translate into improvement there. It is also evident the need to rethink the articulation of the two forms of external evaluation studied.
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010
FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE