Author(s):
Sousa, Joana Raquel Faria ; Costa, Natália ; Pacheco, José Augusto
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/45045
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Avaliação Externa de Escolas; Autoavaliação; Território Educativo de Intervenção Prioritária – TEIP; Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
[Excerto] Pelo seu impacto e efeitos, a Avaliação Externa de Escolas (AEE) provoca alterações relacionais e organizacionais (Barreira, 2016), com mais visibilidade na institucionalização da Autoavaliação de Escolas (AE) (European Comission/EACEA/Eurydice, 2015). O texto versa sobre um estudo de caso, de natureza institucional (Stake, 2006), realizado num Agrupamento de Escolas de Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), da região norte de Portugal, com o objetivo de problematizar a AE, numa lógica de desenvolvimento, melhoria e aprendizagem (Schreens, 2003; Nevo, 2007; Pacheco, 2010), mediante a participação dos atores educativos, mais concretamente de uma equipa de AE, formada com o objetivo de responder à exigência institucional da AEE. (...)
Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT
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