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O trágico na obra saramaguiana: Memorial do Convento à luz de O Evangelho segundo Jesus Cristo

Author(s): Soares, Maria Augusta da Rocha

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/45925

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Trágico; Tragédia; Saramago; Memorial do Convento; Evangelho segundo Jesus Cristo; Tragic; Tragedy; Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

Dissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas

A atual dissertação tem como propósito investigar a presença do trágico no romance Memorial do Convento de José Saramago, à luz de Evangelho segundo Jesus Cristo. Evangelho segundo Jesus Cristo é um romance com uma clara estrutura trágica e que já foi objeto de numerosos estudos dedicados ao trágico. Assim sendo, interessa-nos perceber se existem vestígios do trágico (não necessariamente seguindo o modelo de tragédia) na obra saramaguiana publicada anteriormente a O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991). Perante a impossibilidade de analisar todas as obras saramaguianas publicadas antes de 1991, centramos a nossa análise em Memorial do Convento, publicado nove anos antes de O Evangelho segundo Jesus Cristo, e talvez uma das obras de mais destaque de Saramago. O Evangelho segundo Jesus Cristo ilustrará a discussão dos conceitos trágicos, partindo de uma leitura crítica dos estudos já existentes sobre o romance, e avaliando a sua análise em termos de abordagens teóricas. Após uma discussão sobre o trágico aplicada à narrativa de Saramago, partimos para uma análise de Memorial do Convento, o nosso principal objeto de estudo, com foco em questões como: (1) indícios do trágico, tendo em conta perfis de personagens, elementos da ação (principal e secundárias) e eventuais enunciados de caráter metadiscursivo; (2) a memória da escrita dramática, nomeadamente relações intertextuais com o teatro; (3) e o papel que a música poderá desempenhar em ligação com o trágico; (4) concluindo sob que formas e para que finalidade o elemento trágico está presente em Memorial do Convento. Partimos já conscientes de que Memorial do Convento não se trata de um romance com uma estrutura trágica como O Evangelho segundo Jesus Cristo. A nossa intenção é encontrar elementos ou indícios do trágico no romance e definir a sua funcionalização no próprio texto, similares ou diferentes do romance posterior, a fim de lançar luz sobre a evolução da obra de Saramago.

The following research aims to investigate the presence of tragic elements in the novel Memorial do Convento by José Saramago, in the light of O Evangelho segundo Jesus Cristo. O Evangelho segundo Jesus Cristo is a novel with a clear tragic structure that has been subject of numerous studies devoted to the tragic. Therefore, we want to find out if there are traces of the tragic (not necessarily following the tragedy model) in Saramago’s work published before O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991). Since it is impossible to analyze all of Saramago’s work before 1991, we focus on Memorial do Convento, published nine years before O Evangelho segundo Jesus Cristo, and maybe the most prominent Saramago’s novel. O Evangelho segundo Jesus Cristo will illustrate the discussion of the tragic concepts through critical reading of existing studies on the novel, and assessing their analysis in terms of theoretical approaches. This first discussion of the tragic applied to Saramago’s narrative is followed by an analysis of Memorial do Convento, our main object of study, with focus on issues as: (1) tragic evidences, taking into account characters profiles, plot elements (primary and secondary), discourse and any statements of metadiscursive character; (2) the memory of play writing, including intertextual relations with theatre; (3) and the role of music may play linked to the tragic; (4) to conclude in which ways and to what purpose tragic elements are present in Memorial do Convento. We undertake this study conscious about the fact that Memorial do Convento has no tragic plot as O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Our aim is to find tragic elements or traces in this text and understand its functions, analogous or different from the later novel, in order to shed light on the evolution of Saramago's work.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grossegesse, Orlando
Contributor(s) Universidade do Minho
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