Autor(es):
Zamith-Cruz, Judite ; Vieira, Maria Helena ; Antunes, Carla Pires ; Carvalho, Maria de Lurdes Dias de ; Lopes, Maria Virgílio Cambraia ; Melo, Maria do Céu de ; Gama, Manuela
Data: 2000
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/73759
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Música; Drama; Literatura; Psicologia do desenvolvimento; Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; Formação de educadores de infância; Educação de qualidade; Ciências Sociais::Ciências da Educação
Descrição
Este texto apresenta um projecto de investigação sobre as práticas e as vivências artísticas numa perspectiva do desenvolvimento humano no contexto da Formação de Professores do 1º Ciclo e de Educadores de Infância. Constatando a diminuta reflexão sobre a presença das artes no currículo da formação dos professores e educadores generalistas o projecto congregou investigadores-especialistas das Artes, da Literatura e da Psicologia e foi construído através do desenvolvimento articulado de sete sub-projectos, a saber: Sub-Projecto 1 - Pressupostos para uma educação artística integrada: hipóteses e perspectivas; Sub-Projecto 2 - Jogos de linguagem e desenho de emoções; Sub-Projecto 3 - O contador de histórias; Sub-Projecto 4 - A educadora criativa na educação para a infância; Sub-Projecto 5 - Desenvolvimento do auto-conhecimento; Sub-Projecto 6 - O texto - Percursos para a dramatização; Sub-Projecto 7 - A dança - Os primeiros passos de uma aprendizagem musical. As questões subjacentes a este projecto assumem grande pertinência no contexto do equacionamento do papel das artes na Formação Inicial e Contínua de Professores e no desenvolvimento curricular e programático nas escolas.
Fundação Calouste Gulbenkian
Instituto de Inovação Educacional
Porto Editora
CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia