Author(s):
Machado, Diego Santos Ferreira ; Martins, Manuela
Date: 2023
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/91023
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Cerâmica; Braga; Agência; Cultura material; Pottery; Agency; Material culture; Humanidades::História e Arqueologia
Description
O estudo da cerâmica é devedor de séculos de sistematizações e categorizações que buscaram identificar e produzir um quadro formal, tecnológico e decorativo de objetos provenientes de intervenções arqueológicas, capaz de assegurar a sua datação e enquadrar os processos de fabrico. Contudo, pouca atenção foi dada à relação entre os objetos e as pessoas, sejam os seus produtores ou consumidores, pouco se tendo avançado na compreensão do modo como os materiais interagem com os indivíduos e a sociedade. Com base nas novas abordagens que nasceram do diálogo entre diversas áreas científicas, como a Antropologia, Semiótica, Psicologia, Neurociências, e.g., procuraremos valorizar as produções cerâmicas medievais de Braga enquanto agentes sociais, i.e., como um produto da interação entre pessoas, materiais e cultura.
The study of pottery is the result of centuries of systematization and categorization that sought to identify and produce a formal, technological and decorative framework of objects from archaeological excavations able to ensure dating and frame the manufacturing processes. However, little attention was paid to the relationship between objects and people, whether their producers or consumers, making little progress in understanding the way materials interact with individuals and the society. Based on the new approaches born from the dialogue between different scientific areas, such as Anthropology, Semiotics, Psychology, Neurosciences, e.g., we will seek to place value on the medieval ceramic productions of Braga as social agents, that is, as a product of the interaction between people, materials and culture.