Document details

Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal

Author(s): Viana, Fernanda Leopoldina ; Teixeira, Maria Margarida

Date: 2002

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/10477

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Leitura; Linguagem; Métodos de leitura


Description

Do prefácio "... A obra constitui-se como um roteiro-síntese das pesquisas e perspectivas teóricas que fundamentam o conhecimento actual sobre a aprendizagem da leitura, procurando equacionar as principais questões que o ensino da decifração tem colocado ao longo dos tempos e relacioná-las com as diferentes abordagens, mais ou menos fónicas, globais ou mistas, que as metodologias pedagógicas têm experimentado. Mais importante do que a adopção clubística de um método para iniciar formalmente a ler, a vasta revisão da literatura apresentada pelas autoras parece apontar para a necessidade de ajudar a criança a analisar a linguagem oral e a aceder ao princípio alfabético que codifica esta forma de linguagem, não esquecendo que o conteúdo a ler deve conter um significado produtivo e estimulante para o jovem aprendiz de leitor" Inês Sim-Sim

Document Type Book
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents