Detalhes do Documento

Motivations for the adption of ERP and CRM systems: a comparative analysis

Autor(es): Mesquita, Vítor ; Faria, Joel ; Gonçalves, Dulce ; Varajão, João

Data: 2013

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/26256

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Information Systems; Enterprise resource planning; Customer relationship management; Information and Communication Technologies; Sistemas de Informação; Tecnologias da Informação e Comunicação


Descrição

As tecnologias e sistemas de informação são elementos fundamentais para a competitividade das organizações. Neste contexto, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e os sistemas CRM (Customer Relationship Management) encontram um lugar de destaque. Os ERP são sistemas de gestão integrados que têm sido implementados por diversos tipos de empresas com vista a otimizar o seu funcionamento. Na adoção destes sistemas destacam-se como motivações a redução de custos, a melhoria da qualidade da informação, a melhoria do serviço ao cliente, a redução de stocks, entre outros. O CRM é um conjunto de processos, estratégias, filosofias e tecnologias que permitem às organizações relacionarem-se mais eficazmente com atuais e potenciais clientes, tornando a relação entre eles mais forte, duradoura e satisfatória para ambas as partes. Neste artigo é efetuada uma revisão e comparação das motivações inerentes à adoção destes dois tipos de sistemas.

Tipo de Documento Comunicação em conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.