Author(s):
Brites, Maria José ; Petrella, Simone ; Pereira, Sara ; Pinto, Manuel ; Ribeiro, Fábio Fonseca ; Santos, Luís António ; Aguaded, Ignacio ; Albuquerque, Leonardo de ; Attwell, Graham ; Auwärter, Andreas
Date: 2015
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/41822
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Metodologias; Participativas; Média
Description
(Excerto) Este livro representa o corolário de mais de dois anos de trabalho num projeto de investigação ação-participação no qual a rádio e a internet se uniram para fomentar novos horizontes de cidadania, de diálogo e de aprendizagem fora da escola. Trata-se de uma coleção de textos com experiências e reflexões que ajudam a compreender melhor o potencial cívico e educativo de projetos que se apoiam nestas plataformas, que partilham estes objetivos de empoderamento social e que aplicam este tipo de metodologias. Efetivamente, as metodologias participativas podem facilitar processos de aprendizagem e de identificação positiva dos indivíduos envolvidos com os projetos (Brites et al., 2014a; Brites et al., 2014b; Santos et al., 2015), muito em especial quando é estimulada uma praxis e uma reflexão (Brites et al, 2014b; Brites et al. 2014c). A mediatização do mundo atual, consubstanciada em diversos formatos e com presença ubíqua, coadjuva o uso de ferramentas de mediatização que facilitam processos de integração, de cidadania e de ligação do individual ao colectivo.