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O sucesso educativo de estudantes egressos de cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Author(s): Santana, Luciana Alaíde Alves

Date: 2017

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/48707

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Sucesso educativo; Ensino Superior; Sucesso Acadêmico; Educational success; Higher education; Academic success


Description

O objetivo foi compreender os fatores que, na perspectiva dos egressos de cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no semestre/2014.2, interagiram ao longo do percurso e incidiram sobre o sucesso educativo (SE). O fenômeno foi compreendido como complexo e na raiz da sua explicação encontram-se dimensões estruturais, institucionais e individuais. Autores da Sociologia da Educação, afiliados à corrente do conflito, formaram o referencial teórico. A estratégia metodológica utilizada foi o estudo de caso, no qual a UFRB foi a unidade de análise. A abordagem mista foi utilizada, logo recorremos a uma variedade de métodos como a entrevista biográfica realizada junto aos egressos, para a construção de retratos sociológicos, a pesquisa documental e as entrevistas orais e gravadas com docentes da instituição. Além da aplicação de questionário junto aos egressos do semestre 2014.2, por meio eletrônico, que gerou uma amostra de 174 casos válidos. Os dados quantitativos foram processados utilizando o software de análise estatística SPSS, analisados e apresentados por meio da estatística descritiva. Testes estatísticos foram aplicados mediante observação da sua adequação de acordo com o tipo e a natureza das variáveis. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. O perfil sóciodemográfico revelou um percentual de egressos autodeclarados pretos e pardos (84,8%). Estes experimentaram em seus processos de socialização condições adversas de incorporação do capital cultural (incorporado, institucionalizado, objetivado). Não podemos afirmar que os mesmos vivenciaram um “ethos” universitário promotor do SE. Os “retratos sociológicos” mostraram experiências universitárias plurideterminadas e fortemente relacionadas com outras experiências de socialização. O SE foi medido por meio de índices normativos (Coeficiente de Rendimento Acadêmico –CRA), Reprovações (Re)/Aprovações (Ap) e formatura no tempo mínimo) e percepção de saberes (instrucional (I), cidadania (Cd), científico (Cf) e interdisciplinar (inter)). Destacamos o elevado percentual de registro de Re (55%), nos primeiros dois anos dos cursos. Análises de correlação foram significativas e positivas entre as maiores faixas de CRA e Ap, com os saberes que integraram os componentes Cf, inter e Cd. O CRA dos concluintes do Centro de Ciências da Saúde foi significativamente diferenciado em relação aos outros centros. O CRA elevado se associou, com significância estatística e positivamente, com maior nota global no ENEM. Para a categoria Ap, as relações foram significativas e positivas como os mais jovens (18 a 25 anos) e que não trabalharam durante a graduação. A categoria “concluíram no tempo mínimo” se correlacionou negativa e significativamente com da percepção de qualidade do ensino. O olhar adotado sobre SE e a triangulação de informações entre as dimensões explicativas mostraram-se efetivos para encontrar caminhos que conduziram a aproximações com o possível ponto nevrálgico do sucesso. No grupo estudado, todos atingiram o sucesso se olharmos pela perspectiva da diplomação; contudo, especialmente a partir dos retratos sociológicos, percebemos os diversos graus e formas de sucesso e, até, o insucesso, que se encontra imbricado no ato de concluir um curso de graduação. No nosso entendimento, construído a partir dos dados apresentados, ocorreu uma perificidade do sucesso educativo na definição das políticas e das ações na instituição, o que repercutiu em uma incipiente atuação em prol do aperfeiçoamento do êxito dos estudantes.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho; Sá, Virgínio
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