Document details

As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico

Author(s): Parente, Maria Cristina Cristo ; Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins ; Fernandes, Eva ; Pinheiro, Cláudia ; Flores, Maria Assunção

Date: 2015

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/52392

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): liderança; professores


Description

Neste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado “Teachers exercising leadership”, (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents