Detalhes do Documento

Inventário de geossítios como instrumento de gestão e preservação da memória geológica: exemplo de geossítios vulneráveis da Bacia de Taubaté (São Paulo, Brasil)

Autor(es): Reverte, Fernanda Coyado ; Garcia, Maria da Glória Motta ; Brilha, J. B. ; Moura, Thaís Trevisani

Data: 2019

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/71082

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Bacia de Taubaté; Patrimônio geológico; Categorias geológicas; Vulnerabilidade; Taubaté Basin; Geoheritage; Geological frameworks; Vulnerability


Descrição

Localizada no segmento central do Rifte Continental do Sudeste do Brasil, na porção leste do Estado de São Paulo, a Bacia de Taubaté ocupa uma área de aproximadamente 2400 km2. A região representa um local-chave no entendimento da história geológica associada ao pós-Gondwana, apresentando elevada geodiversidade que tem sido afetada tanto por atividades antrópicas quanto pela ação de processos naturais. Por este motivo, como forma de promover a geoconservação de afloramentos representativos no contexto de evolução do rifte, foi realizado o inventário do patrimônio geológico na região. Os resultados deste inventário devem ser considerados nas políticas públicas de gestão territorial, possibilitando o prosseguimento de estudos futuros nestes locais, de forma a conservar a memória geocientífica deste importante segmento do sudeste do Brasil.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.