Author(s):
Augusto, Cláudia ; Rosário, Rafaela ; Silva, Maria José ; Araújo, Beatriz ; Barbieri-Figueiredo, Maria do Céu
Date: 2020
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/80981
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): criança; intervenção precoce
Description
[Excerto] O conceito de infância sofreu alterações a par das transformações sociais, isto é, o sentimento relativo à infância foi-se modificando à medida que as transformações socioeconómicas, políticas e culturais ocorreram na sociedade, em cada período histórico. Atualmente, as diferentes definições de infância são unânimes em identificarem-na como o período de crescimento da criança que vai do nascimento até à adolescência, distinto da idade adulta Segundo Ariès (1988) o entendimento da ideia de infância fez-se a partir da perceção da fragilidade da criança pequena. Como categoria social surge somente com a modernidade, tendo como berço a escola e a família. Estas tinham conto função disciplinar a "criatura frágil de Deus" (Ariès, 1988). […]