Document details

Vox Populi in Facebook: uma análise da comunicação política de André Ventura e do CHEGA em período de campanha eleitoral (2019-2022)

Author(s): Teixeira, Pedro Miguel Faria

Date: 2023

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/85456

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): André Ventura; CHEGA; Comunicação política; Facebook; Populismo; Political communication; Populism


Description

Considerando o crescimento dos movimentos populistas no ocidente, o seu estudo configura uma agenda de investigação de caráter essencial. Porém, antes de 2019, Portugal parecia não acompanhar o espírito do seu tempo. Considerava-se, até então, ainda não ter surgido um empreendimento político de tipologia populista capaz de se consolidar nas instituições políticas, noção que viria a ser contestada pelo CHEGA, liderado por André Ventura. Tendo ingressado no parlamento na sequência das eleições legislativas desse ano, o partido é categorizado frequentemente como o empreendimento que estava em falta (e.g., Marchi, 2020, 2020b; Zúquete, 2022), rompendo de vez com o “mito do excecionalismo português” (Lisi & Borghetto, 2018). Dito isto, se é dito que CHEGA e André Ventura subscrevem a um ideário populista, de que modo é que este se expressa na sua visão de mundo? Para responder a tal pergunta, o nosso trabalho visa aferir a utilização de comunicação política populista por parte das páginas oficiais do CHEGA e de André Ventura na plataforma Facebook em três períodos eleitorais, nomeadamente, a campanha para as eleições legislativas de 2019, a campanha para as eleições presidenciais de 2021 e a campanha para as eleições legislativas de 2022. Tendo como base a definição operacional de Mudde (2004), concebemos o populismo como uma ideologia com pouca sofisticação intelectual que perspetiva a sociedade como estando dividida em dois grupos homogéneos e antagónicos, o povo puro e virtuoso e as elites corruptas e corruptoras, preconizando que as decisões políticas devem ser sempre tomadas em função da vontade monolítica do povo. Em virtude da natureza do objeto de estudo, recorremos ainda, para efeitos teóricos, à matriz do populismo de direita desenvolvida por Berbuir et al. (2015) para construir o nosso modelo analítico. Este, fortemente inspirado no contributo de Ernst et al. (2017), é composto por quatro dimensões ideológicas, a saber: povo-centrismo, anti-elitismo, restauração da soberania popular e ostracismo. Estes elementos foram operacionalizados em 12 estratégias de comunicação utilizadas para submeter publicações de texto a uma análise de conteúdo, permitindo-nos responder à seguinte pergunta de investigação: “Que fragmentos de ideologia populista foram detetados na comunicação política do CHEGA e de André Ventura nos períodos de campanha das eleições legislativas de 2019 e de 2022 e das presidenciais de 2021?”.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho; Fernandes, Ana Patrícia Costa; Palmeira, José António de Passos
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents