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Aconselhamento de construção de carreira: intensidade da intervenção e eficácia

Author(s): Almeida, Patrícia de Oliveira

Date: 2023

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/85926

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Aconselhamento de construção de carreira; Estudo de caso; Processo de aconselhamento; Career construction counseling; Case study; Counseling process


Description

O Modelo de Aconselhamento de Construção de Carreira de Mark Savickas, visa proporcionar ao indivíduo a construção de uma identidade narrativa, que dê sentido às suas transições, que o ajude a regular as suas emoções e que permita a sua projeção no futuro, estimulando-o para a ação. Apoiar a reconstrução da identidade narrativa, promove no indivíduo a possibilidade de novos planos de carreira, num mundo de trabalho em transição permanente e mudanças constantes. Este estudo, parte de casos de consulta reais que seguiram o modelo de aconselhamento de construção de carreira, analisando se a eficácia da intervenção varia de acordo com o número de sessões, e se os resultados apresentados pelos participantes no pré ou no pós-teste se relacionam com o número de sessões de atendimento. A amostra é composta por 43 participantes, de ambos os sexos dos quais 29 (67.4%) mulheres e 14 (32.6%) homens, com idade entre os 18 e os 52 anos (M =28. 79; DP= 8. 847). Os participantes responderam a medidas de identidade vocacional, certeza vocacional, decisão de carreira, sintomatologia depressiva e stress psicológico, na primeira sessão e na última sessão do aconselhamento. Realizou-se um Teste t de comparação de médias que indica que não há diferença nos resultados de eficácia da intervenção entre o grupo de participantes que teve 3 sessões e o grupo de participantes que teve 4 ou mais sessões. Realizaram-se ainda, correlações de spearman que indicam que há uma relação significativa e inversa entre a capacidade de tomada de decisão no final do aconselhamento e o número de sessões. Conclui-se que parece não existir invariância nos resultados de acordo com o número de sessões, e que um aumento do número de sessões parece estar relacionado com piores resultados na capacidade de tomada de decisão no final do aconselhamento. Estes resultados poderão apoiar novas investigações que permitam estudar condições de maior eficácia deste modelo de aconselhamento.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho; Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares; Taveira, Maria do Céu
CC Licence
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