Document details

De que modo a identidade da marca influencia a estratégia de publicidade: o caso Somersby

Author(s): Coutinho, Rita

Date: 2024

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/88261

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Comunicação estratégica; Identidade de marca; Comunicação de marca; Imagem de marca; Publicidade; Strategic communication; Brand identity; Brand communication; Brand image; Advertising


Description

Realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação – Ramo de Publicidade e Relações Públicas da Universidade do Minho, o presente relatório surge da experiência de estágio na Creative Lemons, uma agência publicitária criativa sediada em Braga. Atendendo às dúvidas e questões surgidas no decorrer do estágio curricular, ao longo do documento procuro compreender como comunicar a identidade de uma marca através da publicidade, de modo a garantir uma imagem de marca forte, com notoriedade e reputação. Em particular, pretendo aferir como a Creative Lemons aplica a identidade da marca Somersby Portugal nos conteúdos fotográficos para o Instagram. Em vista disso, ao longo do documento é adotada uma abordagem qualitativa e é realizado um estudo de caso, com base em análise documental sobre a marca, dividida em três fases: a auditoria de comunicação, o diagnóstico de identidade e o estudo da mensagem publicitária. Inicialmente, foi conduzido um estudo exploratório sobre a marca e a respetiva estratégia de comunicação organizacional através da análise documental de material institucional, de observação participante e de entrevistas semiestruturadas à equipa da Creative Lemons. Posteriormente, foi realizado o diagnóstico da identidade da marca, a partir dos fluxos e discursos organizacionais e, por fim, foram revistos conteúdos fotográficos publicados no Instagram de modo a identificar sinais da identidade e posicionamento da marca. A Somersby Portugal, revelou-se um exemplo na aplicação de uma forte estratégia de comunicação integrada e na comunicação da identidade da marca, destacando-se pela estratégia, coerência e consistência. O estágio curricular decorrido na Creative Lemons, por sua vez, mostrou-se determinante e indispensável para o meu crescimento, tanto académico como profissional, proporcionando-me três meses de aprendizagem, conhecimento e experiência.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho; Balonas, Sara
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents