Detalhes do Documento

Horta no tabuleiro

Autor(es): Moreira, Adriana ; Sores, Leonor ; Dias, Hugo Direito ; Nobre, Alexandra ; Martins, Adriana ; Figueiredo, Letícia ; Abreu, João ; Demasi, Juliana ; Pinto, Rafael

Data: 2024

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/88794

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação ambiental; Educação não formal; Hortas urbanas; Biodiversidade; Jogos de tabuleiro


Descrição

O presente trabalho relata um projeto de participação ativa e colaborativa entre entidades - o Colégio D. Pedro V (DPV) e o STOL-Science Through Our Lives/Dep. Biologia-UMinho (STOL) - no âmbito da Educação Ambiental e tendo subjacente os quatro pilares da Educação Delors (UNESCO) – “Aprender a Ser”, “Aprender a Fazer”, “Aprender a Conhecer” e “Aprender a Viver Juntos”. O projeto “Horta no Tabuleiro” desenvolveu-se em duas fases. Primeiro, com a visita de duas turmas do 1º Ciclo (36 crianças) à Horta-STOL no campus de Gualtar da Universidade do Minho, foi explorada a abordagem prática e presencial do que é uma horta e a sua biodiversidade; do tipo de plantas cultivadas, técnicas de cultivo e valorização de resíduos; das relações entre plantas e delas com o meio envolvente. Numa segunda fase, seguiu-se uma sessão em sala no DPV com especial atenção à exploração do conceito “bioversidade". Para isso recorreu-se a um conjunto de jogos de tabuleiro originais produzidos pelo STOL com imagens recolhidas na própria horta (um jogo da memória sobre a biodiversidade vegetal, um jogo do loto sobre biodiversidade animal e alguns puzzles focando a polinização, as inflorescências e a frutificação) e ainda a três X-banner sobre a Horta-STOL. Como forma de inferir o alcance das ações desenvolvidas e aferir os instrumentos de avaliação dessas aprendizagens, as crianças foram desafiadas, individualmente, de diversas formas, quer antes da visita (construção de mapas mentais à volta do conceito biodiversidade e desenhos sobre o que esperariam ver na horta), quer posteriormente. Nesta segunda fase: (i) completaram-se os mapas mentais anteriores com uma segunda ronda de novas palavras, (ii) registou-se em desenho a ida à horta, (iii) escreveram-se textos narrativos sobre a visita e (iv) uma semana depois, após a repetição dos jogos de tabuleiro no DPV, preencheu-se um questionário sobre os conceitos abordados. Contamos apresentar a análise de todos estes instrumentos.

Tipo de Documento Póster em conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.