Author(s):
Paula Junior, Adilson C. ; Jacinto, Cláudia Castro ; Cosentino, Livia ; Fernandes, Jorge Emanuel Pereira ; Teixeira, Elisabete Rodrigues ; Mateus, Ricardo
Date: 2024
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/94294
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Eficiência energética; Condutibilidade térmica; Construção sustentável; Materiais ecoeficientes; Estado estacionário (hotbox)
Description
A atual crise ambiental e energética impulsiona a busca por construções mais eficientes e de menor impacte ambiental. Este estudo investiga a aplicação da hotbox, conforme normas ISO 8990 e ISO 9869, para avaliar o desempenho térmico de materiais de isolamento. Desafios experimentais, como controlo de temperatura e movimentação do ar e perdas de calor são abordados para garantir a obtenção de parâmetros térmicos confiáveis. O estudo analisa produtos diversos, nomeadamente placa de poliestireno extrudido (XPS), painel de canas Arundo Donax e blocos de terra comprimida (BTCs), destacando a adaptabilidade da hotbox. A metodologia abrange a revisão de literatura, focada na análise dos princípios de medição em hotbox e a caracterização das propriedades térmicas de materiais inovadores. Resultados indicam a capacidade deste equipamento em caracterizar propriedades térmicas de materiais distintos e origens diversas. Conclui-se que a aplicação da hotbox é vantajosa desde as fases mais preliminares do desenvolvimento de novos produtos, para que estes atendam às exigências e regulamentações térmicas atuais. Além disso, são apresentadas as propriedades térmicas de materiais alternativos de base biológica e mineral, promovendo a sustentabilidade no ambiente construído. O estudo ressalta ainda a importância da medição precisa para a construção sustentável e energicamente eficiente.