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Estudo das dimensões e atributos de marcas de moda de luxo: estudos de caso de marcas de moda de luxo portuguesas

Autor(es): Silva, Ana Rita Ribeiro

Data: 2024

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/94699

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Gestão de marcas de luxo; Moda de luxo; Luxo; Luxury brand management; Luxury fashion; Luxury


Descrição

A indústria da moda de luxo desempenha um papel crucial na economia global pelo seu valor económico, influência cultural e social. No contexto do marketing, estas marcas utilizam estratégias sofisticadas para manter a sua imagem e atratividade, enfrentando desafios únicos. Por isso, esta dissertação visa identificar as dimensões e atributos que os gestores de moda de luxo devem considerar na criação e gestão de uma marca de sucesso a nível internacional. Muitas pesquisas focam-se em aspetos específicos, mas poucas abordam de maneira integrada como todos os elementos se relacionam para formar uma marca de luxo distinta e reconhecida internacionalmente. Este estudo, de natureza exploratória, visa preencher uma lacuna na literatura ao apresentar uma compreensão integrada desses elementos e ao fornecer uma framework que deve servir de orientação na criação e gestão de uma marca de moda de luxo internacional de sucesso. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade a quatro gestores de quatro marcas de moda de luxo portuguesas e analisados documentos relevantes para o estudo. Conclui-se que, tendo em conta as definições de luxo e marcas de luxo, aliadas aos testemunhos adquiridos, que uma marca de moda de luxo reflete-se em três principais dimensões: dimensão funcional, dimensão simbólica/social e dimensão experiencial. Dentro destas dimensões, foram identificados seis atributos-chave interrelacionados entre si, e que são cruciais para a criação e manutenção da proposta da marca: identidade e herança da marca, comunicação e marketing, preço, produto, distribuição e canais de venda e ambiente de luxo e experiência do cliente. Na prática, este estudo oferece insights valiosos para os gestores das marcas de luxo, ajudando os a desenvolver estratégias mais eficazes e coerentes. Para a teoria, fornece uma compreensão mais profunda e integrada das dimensões e atributos que definem as marcas de moda de luxo, preenchendo uma das lacunas existentes na literatura.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho; Silva, Joaquim; Marques, Nuno Filipe Pinto de Oliveira
Licença CC
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