Author(s):
Fernandes, Bruno
Date: 2025
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/96146
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Análise com wavelets; Coabitação política; Conexões políticas; Funções popularidade; Variáveis económicas; Economic variables; Political cohabitation; Political connections; Popularity functions; Wavelet analysis
Description
Um dos temas mais debatidos em Economia Política é o impacto da economia na popularidade dos líderes políticos. É amplamente aceite que esta tem impacto na popularidade, no entanto, a investigação tem produzido resultados instáveis e, por vezes, contraditórios. Os três primeiros ensaios desta dissertação procuram dar foco a potenciais causas deste problema. O primeiro ensaio estuda a diferença entre a economia “objetiva” e “mediada”. O impacto da evolução verificada da economia na aprovação dos políticos pode ser menor do que o impacto da economia retratada nos media. Com uma base de dados para Portugal, para o período de 2001 a 2018, analisamos se a aprovação melhora quando utilizamos a informação económica que é disponibilizada ao público. Concluímos que esta é prevista com maior rigor quando usando o crescimento económico projetado para o ano em curso. Num sistema semipresidencial, a aprovação quer dos primeiros-ministros, quer dos presidentes, pode ser influenciada pela economia. Usando uma base de dados para Portugal entre 1986 e 2018, o segundo ensaio estuda a possibilidade de os efeitos económicos serem assimétricos, ou seja, períodos de crise a exercerem efeitos mais significativos, e se tais efeitos são mitigados em períodos de coabitação. Os resultados sugerem que a coabitação e a falta de incentivos à reeleição para os presidentes, contribuem para obscurecer a responsabilização dos políticos pelos resultados económicos. Adotando uma abordagem diferente, o terceiro ensaio aprimora o uso das ferramentas wavelet na ciência política, alargando o foco para a análise multivariada e introduzindo estimações de equações usando wavelets. O ensaio explora o impacto de três variáveis económicas na popularidade do último presidente dos EUA a cumprir dois mandatos, Barack Obama. Os resultados mostram que a sua aprovação está estruturalmente ligada às taxas de desemprego e de inflação, com diferentes padrões de sincronização, e relacionada de forma transitória com o sentimento do consumidor. Finalmente, o quarto ensaio aborda a relação entre política e negócios, um tema multidisciplinar. Investiga as características e o impacto das conexões políticas nas empresas cotadas na bolsa portuguesa entre 2002 e 2022, estimando a probabilidade de ter conexões políticas e o impacto nas variáveis financeiras. Os resultados do ensaio sugerem que as conexões políticas são mais comuns em empresas de maior dimensão, especialmente em indústrias reguladas e localizadas na área de Lisboa. No entanto, o impacto financeiro dessas conexões parece ser limitado.