Author(s):
Macedo, Ana Paula ; Maia, Catarina ; Martins, Silvana Peixoto ; Hoffmeister, Louise ; Taveira, Adriana
Date: 2024
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/97147
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Ação colaborativa; Educação; Investigação; Prática Clínica
Description
A inegável inter-relação entre os campos da educação, da investigação e da prática clínica torna a temática uma questão atual, com urgente necessidade de reflexão e análise. Há, portanto, entre si, um ciclo dinâmico de co-construção único e simbiótico: a investigação informa a educação, que por sua vez influência a prática clínica e os cuidados prestados à pessoa/família/comunidade. De uma forma complementar, as necessidades dos profissionais, da pessoa e da escola orientam o percurso da investigação. Significa que, se desejamos otimizar resultados para os diferentes intervenientes, precisamos, inevitavelmente, de considerar o trabalho em equipa pela via da colaboração (Green & Johnson, 2015). O presente capítulo, pelo desenvolvimento dos seus complementares pontos de análise, convida-nos a refletir, no presente, sobre a ação colaborativa interprofissional nas suas distintas áreas da intervenção, nomeadamente na prática clínica, na educação e na investigação, identificando os seus potenciais desafios futuros e meios de superação.