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Considerações avulsas de um sociólogo da educação pericanónico

Author(s): Afonso, Almerindo Janela

Date: 2025

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/97684

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Sociologia; Sociologia da Educação; Atitude pericanónica; Sociology; Sociology of education; Pericanonical attitude; Sociologie; Sociologie de l'éducation; Attitude péricanonique; Sociología; Sociología de la Educación; Actitud pericanónica


Description

Considerando genericamente as noções de campo, e reconhecendo algum distanciamento crítico em relação à existência de um cânone sociológico, o texto vai intercalando interpretações teóricas e dimensões experienciais para justificar a posição não ortodoxa do autor como sociólogo da educação pericanónico, isto é, alguém que assume uma identidade híbrida, que não é senão, neste caso concreto, o produto de uma formação sociológica que está imbricada num habitus profissional académico, autorreferenciado, quer ao campo da sociologia, quer ao campo da educação. Não evitando os reflexos (e dúvidas) já sinalizados na atribuição de uma posição no campo sociológico, o autor pretende suscitar alguma tensão cognitiva e argumentativa, necessária e salutar como exercício da crítica entre pares e, também neste caso, extensível à própria autocrítica.

Considering the notions of field generically, and recognizing some critical distance in relation to the existence of a sociological canon, the text intersperses theoretical interpretations and experiential dimensions to justify the author's unorthodox position as a pericanonical sociologist of education, that is, someone who assumes a hybrid identity, which is nothing more than, in this specific case, the product of a sociological training that is intertwined with an academic professional habitus, self-referenced, whether in the field of sociology or in the field of education. Without avoiding the reflections (and doubts) already signaled in the attribution of a position in the sociological field, the author intends to raise some cognitive and argumentative tension, necessary and healthy as an exercise of criticism among peers and, also in this case, extendable to self-criticism itself.

Considérant les notions de champ de manière générique et reconnaissant une certaine distance critique par rapport à l'existence d'un canon sociologique, le texte entremêle interprétations théoriques et dimensions expérientielles pour justifier la position peu orthodoxe de l'auteur en tant que sociologue péricanonique de l'éducation, c'est-à-dire quelqu'un qui assume une identité hybride, qui n’est rien d’autre que, dans ce cas précis, le produit d’une formation sociologique qui s’entremêle à un habitus professionnel académique, autoréférencé, que ce soit dans le domaine de la sociologie ou dans celui de l’éducation. Sans éviter les réflexions (et les doutes) déjà signalées dans l'attribution d'une position dans le champ sociologique, l'auteur entend soulever une certaine tension cognitive et argumentative, nécessaire et saine comme exercice de critique entre pairs et, également dans ce cas, extensible à l’autocritique elle-même.

Considerando, em términos generales, las nociones de campo y reconociendo cierta distancia crítica en relación con la existencia de un canon sociológico, el texto intercala interpretaciones teóricas y dimensiones experienciales para justificar la posición poco ortodoxa del autor como un sociólogo pericanónico de la educación, es decir, alguien que asume una identidad híbrida, que no es otra cosa que, en este caso específico, el producto de una formación sociológica que se inscribe en un habitus profesional académico, autorreferenciado, ya sea al campo de la sociología o al campo de la educación. Sin eludir los reflejos (y dudas) ya destacados en la atribución de una posición en el campo sociológico, el autor pretende plantear unas tensiones cognitivas y argumentativas, necesarias y saludables como ejercicio de crítica entre pares y, también en este caso, extendiéndola a la propia autocrítica.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
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