Autor(es):
Magalhães, Catarina
Data: 2024
Origem: Revista Comunicando
Assunto(s): Humanities; Journalism; Communication Sciences; Academia; Teaching; Humanidades; Jornalismo; Ciências da Comunicação; Academia; Ensino; Humanidades; Periodismo; Ciencias de la Comunicación; Academia; Ensino
Descrição
The 30th anniversary of the Journalism course at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra (FLUC), whose main founder was the former journalist and politician Mário Mesquita (Peixinho, 2023), was also the 50th anniversary of the Portuguese Carnation Revolution. In this context, it is urgent to reflect on the academic training of journalists and communication professionals (Peixinho, 2016) in response to the various challenges in accessing the profession, technological changes and competitiveness (and precariousness) in the job market (Figueira, 2023). Reflection on the teaching of journalistic knowledge cannot be disconnected from the context and its central role in democracy(ies). A critical stance and openness to discuss is an advantage in the training of young journalists, something that the reform in the curricular structure of 1st cycle courses, since 2015/2016, sought to foster. In this way, we seek an answer to the following research question: how did the curricular structure and study plans of the 1st cycle Journalism course at FLUC change? In this sense, it is proposed to carry out a document analysis (Junior et al., 2021) of the curricular structure of the degree courses in journalism taught at FLUC, from 1993/1994 to 2023/2024, collecting information about the study plans, such as the name of the curricular units, regime and number of ECTS. The goal is to understand which are the main areas of knowledge that distinguish the teaching of journalism at the University of Coimbra, being one of the main conclusions the mark of interdisciplinarity transversal to the different plans of the last 30 years.
En el año en que se celebra el 30.º aniversario de la carrera de Periodismo de la Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad de Coimbra (FLUC), que tuvo como uno de los principales fundadores al experiodista y político Mário Mesquita (Peixinho, 2023), también se celebra el 50.º aniversario del Revolución de los Claveles en Portugal. En este contexto, urge reflexionar sobre la formación académica de periodistas y profesionales de la comunicación (Peixinho, 2016) en respuesta a los diversos desafíos en el acceso a la profesión, los cambios tecnológicos y la competitividad (y precariedad) en el mercado laboral (Figueira, 2023). La reflexión sobre la enseñanza del saber periodístico no puede desvincularse del contexto y de su papel central en democracia(s). Una postura crítica y una actitud de apertura al debate resulta beneficiosa en la formación de jóvenes periodistas, algo que buscó fomentar la reforma en la estructura curricular de los cursos de 1er ciclo, vigente desde 2015/2016. De esta manera, buscamos respuesta a la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo fueron cambiando la estructura curricular y los planes de estudio de la carrera de periodismo de 1er ciclo del FLUC? En este sentido, se propone realizar un análisis documental (Junior et al., 2021) de la estructura curricular de las carreras de periodismo impartidas en FLUC, desde 1993/1994 al 2023/2024, recopilando información sobre los planes de estudio, a saber, nombre de las unidades curriculares, régimen y número de ECTS. El objetivo es comprender cuáles son las principales áreas de conocimiento que marcan la formación universitaria del periodismo en la Universidad de Coimbra, siendo una de las principales conclusiones la marca de interdisciplinariedad transversal a los diferentes planes de los últimos 30 años.
No ano em que se celebram 30 anos do curso de Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), que teve como um dos principais fundadores o ex-jornalista e político Mário Mesquita (Peixinho, 2023), celebram-se também os 50 anos do 25 de Abril. Neste contexto, urge refletir-se sobre a formação académica dos jornalistas e profissionais da comunicação (Peixinho, 2016) em resposta aos diversos desafios no acesso à profissão, mudanças tecnológicas e de competitividade (e precariedade) no mercado de trabalho (Figueira, 2023). A reflexão sobre o ensino do saber jornalístico não pode ser desligada do contexto e do seu papel central na(s) democracia(s). Uma postura crítica e uma atitude de abertura ao debate é de salutar na formação dos jovens jornalistas, algo que a reforma na estrutura curricular dos cursos de 1.º ciclo, em vigor desde 2015/2016, procurou alimentar. Desta forma, procura-se resposta à seguinte questão de pesquisa: como se foi alterando a estrutura curricular e os planos de estudo do curso de 1.º ciclo de Jornalismo na FLUC? Neste sentido, propõe-se fazer uma análise documental (Junior et al., 2021) à estrutura curricular dos cursos de licenciatura em jornalismo lecionados na FLUC, de 1993/1994 a 2023/2024, recolhendo a informação sobre os planos de estudo, nomeadamente, nome das unidades curriculares, regime e número de ECTS. O objetivo é perceber quais as principais áreas do saber que marcam a formação universitária do jornalismo na Universidade de Coimbra, sendo uma das principais conclusões a marca da interdisciplinaridade transversal aos diferentes planos dos últimos 30 anos.