Detalhes do Documento

Socioemotional and cognitive skills: its relation to school performance in elementary school

Autor(es): Castro, Angélica Maria Ferreira de Melo ; Bueno, José Maurício Haas ; Peixoto, Evandro Morais

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Academic achievement; Cognitive ability; Emotional intelligence; Elementary education; Rendimiento escolar; Aptitud cognitiva; Inteligencia emocional; Enseñanza de primer grado; Rendimento escolar; Aptidão cognitiva; Inteligência emocional; Ensino fundamental


Descrição

Diversos construtos têm se mostrado bons preditores do desempenho escolar. Entretanto, estudos anteriores têm se concentrado em apenas parte desses preditores, dificultando a compreensão de sua interação para predição do desempenho escolar. Este estudo teve por objetivo verificar as associações (correlações), predições (regressões lineares) e dinâmicas das relações (análises de rede) de variáveis preditoras (inteligência, IE, personalidade e funções executivas) do desempenho escolar (português, matemática e geral) em crianças e adolescentes no ensino fundamental. Um total de 133 estudantes foram submetidos a instrumentos de avaliação das habilidades preditoras e das medidas de desempenho considerados neste estudo. Por meio de análises de regressão constatou-se a inteligência emocional e o raciocínio abstrato como os principais preditores positivos do desempenho escolar, e o traço de abertura/amabilidade como preditor positivo do desempenho geral e matemática. Resultados corroborados pelos indicadores de centralidade estimados por meio das análises de rede. Este estudo avança ao considerar diversas variáveis concomitantemente.

Se ha demostrado que varios constructos son buenos predictores del rendimiento escolar. Sin embargo, los estudios anteriores se han centrado solo en parte de estos predictores, lo que dificulta comprender su interacción para predecir el rendimiento escolar. Este estudio verificó las asociaciones (correlaciones), predicciones (regresiones lineales) y dinámicas de las relaciones (análisis de redes) de las variables predictoras (inteligencia fluida, inteligencia emocional, rasgos de personalidad y control inhibitorio) del rendimiento escolar (portugués, matemáticas y general) en niños y adolescentes en la escuela primaria. Un total de 133 alumnos fueron sometidos a instrumentos para evaluar las habilidades predictivas y las medidas de rendimiento consideradas en este estudio. Mediante el análisis de regresión se observó la inteligencia emocional y el razonamiento abstracto como los principales predictores positivos del rendimiento escolar, y el rasgo de apertura/amabilidad como un predictor positivo del rendimiento general y de matemáticas. Los resultados fueron corroborados por indicadores de centralidad estimados a través de análisis de redes. Este estudio avanza al considerar varias variables de manera concurrente.

Diversos construtos têm se mostrado bons preditores do desempenho escolar. Entretanto, estudos anteriores têm se concentrado em apenas parte desses preditores, dificultando a compreensão de sua interação para predição do desempenho escolar. Este estudo teve por objetivo verificar as associações (correlações), predições (regressões lineares) e dinâmicas das relações (análises de rede) de variáveis preditoras (inteligência, IE, personalidade e funções executivas) do desempenho escolar (português, matemática e geral) em crianças e adolescentes no ensino fundamental. Um total de 133 estudantes foram submetidos a instrumentos de avaliação das habilidades preditoras e das medidas de desempenho considerados neste estudo. Por meio de análises de regressão constatou-se a inteligência emocional e o raciocínio abstrato como os principais preditores positivos do desempenho escolar, e o traço de abertura/amabilidade como preditor positivo do desempenho geral e matemática. Resultados corroborados pelos indicadores de centralidade estimados por meio das análises de rede. Este estudo avança ao considerar diversas variáveis concomitantemente.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Inglês
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.