Autor(es): Campos, Joana Capela de ; Murtinho, Vítor
Data: 2017
Origem: Comunicação Pública
Assunto(s): University City of Coimbra; image; project’s operative tool; Cidade Universitária de Coimbra; imagem; instrumento operativo de projeto
Autor(es): Campos, Joana Capela de ; Murtinho, Vítor
Data: 2017
Origem: Comunicação Pública
Assunto(s): University City of Coimbra; image; project’s operative tool; Cidade Universitária de Coimbra; imagem; instrumento operativo de projeto
O presente trabalho propõe fazer um estudo sobre a influência da imagem enquanto instrumento operativo de um projeto de arquitetura. Para esse efeito, é assumida a intervenção do Estado Novo na Cidade Universitária de Coimbra (CUC), para se determinar a relação entre as referências concetuais de projeto, decorrentes de um contexto nacional, e o material solicitado e recebido de outras cidades universitárias estrangeiras, sendo um modo de se conhecer intervenções similares e estabelecer uma aproximação ao estado da arte internacional.Sublinhando as influências assumidas pelas imagens recebidas, pode ser concluído que a imagem foi um instrumento operativo no processo criativo de projeto utilizado pelos arquitetos da Comissão Administrativa do Plano de Obras da CUC (CAPOCUC), para responder aos preceitos arquitetónicos e ideológicos do programa, sobretudo como um recurso de inspiração estética.
The purpose of this paper is to study the influence of an image as an operative tool for an architectural project.In order to achieve this purpose, it assumes the intervention of the Estado Novo in the planning of the University City of Coimbra by defining what relations were assumed between the mental references for the design that were well-defined by the national political context and the material requested from, and sent by, several foreign universities to establish the international state of art.The study emphasises the assumed influence of the images received. It suggests that the image was an operative tool used by the architects of the 3rd Commission of the Works of the University City of Coimbra (CAPOCUC) for the creative process of design and to achieve a predefined programme, the basis of which was both ideological and architectural and served, mostly, as a source of aesthetic inspiration.